Morreu na manhã desta terça-feira (20/10) em uma clínica na Zona Sul do Rio de Janeiro, aos 80 anos, a atriz Yoná Magalhães, em decorrência de problemas cardíacos.
A atriz da TV Globo estava internada desde p dia 18 de setembro, na Casa de saúde São José, no Bairro Humaitá. Ela estava no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital, e faleceu na companhia de familiares.
Assessores da atriz informaram que ainda não foram definidos os horários e os locais do velório e do sepultamento, e que esperam uma decisão da família.
Yoná Magalhães começou a carreira artística em 1954 na Rádio Tupi, tendo ela decidido seguir essa carreira para ajudar a família, depois que seu pai ficou desempregado. Logo em seguida, atuou em novelas da TV Tupi, como ‘As Professoras’ (1955), ‘Trágica Mentira’ (1959), entre outras. Também atuou em novelas da TV Bandeirantes: ‘Cavalo Amarelo’ (1980) e ‘Os Imigrantes’ (1982), entre outras e da TV Globo ‘O Sheik de Agadir’ (1966), ‘Uma Rosa Com Amor’ (1972), ‘O Semideus’ (1973), ‘Corrida de Ouro’ (1974), ‘Cuca Legal’ (1975), ‘A Próxima Vítima’ (1995), entre outras.
No cinema atuou nos filmes ‘Alegria de Viver’ (1958), ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’ (1964), de Glauber Rocha, ‘Society em Bab-Doll’ (1965), entre outros.
Yoná Magalhães nasceu no dia 7 de agosto de 1936, no Bairro do Lins, no Rio de Janeiro. Foi casada duas vezes, e teve um filho, Marcos.
Repercussão
O ator Othon Bastos disse que “A notícia é muito triste. Era uma colega maravilhosa. Ela vai deixar muita saudade”.
Já os jornalistas William Bonner e Fátima Bernardes publicaram no Twitter: “Que Deus abençoes e dê força pra toda família e amigos de Yoná”.
O ator Juca de Oliveira também expressou sua tristeza, afirmando: “Ela foi Uma pioneira…”
Abaixo trecho na novela ‘Roque Santeiro’ (1985) produzida pela TV Globo, com Yoná Magalhães, Lima Duarte, Isis de Oliveira e Cláudia Raia.
Com informações das Agências Estado e Brasil