O grupo criado em 2016 se destacou recentemente com o vídeo “Vidas Pretas Importam”, onde com a arte, lamentam pelas vidas que se foram por conta do racismo. O vídeo repercutiu no Brasil e no mundo e já conta com quase 100 mil visualizações, chamando até mesmo a atenção da Rede Globo, onde participaram do programa É de Casa.
Desde o princípio, o grupo abortou temas do cotidiano, repudiando o genocídio contra pessoas negras, LGBTQI+ e feminicídio.
Em 2018 e 2019 o grupo ganhou dois prêmios do incentivo à dança em Poços de Caldas com os temas: “Sol da liberdade” e “Nos Barracos da Cidade”, ambos de militância.
“Resolvemos fazer esse vídeo (antirracista) pois não aguentamos mais ver tanta injustiça ver o povo preto morrer a cada 23 minutos, isso é uma dor para todos nós, além disso os nossos próprios bailarinos já sofreram racismo e ainda sofrem. Nosso vídeo é em Homenagem a Ágatha Félix, João Pedro, Miguel, Jorge Floyd e a todas as vidas pretas que se foram por puro racismo”, disse Rick Batista um dos diretores e coreografo.
O vídeo repercutiu tanto, que alcançou artistas como Ailton Graça, Rafael Zulu Gregório Duvivier. ”Todos os jornais da nossa cidade fizeram matérias e entrevistas com a gente, nos deixando muito orgulhosos”, destacou o coreógrafo.
Hoje o Union Crew conta com 25 bailarinos e depois de quatro anos, o grupo finalmente tem seu próprio estúdio de dança; anteriormente os ensaios eram feitos na rua, onde muitas vezes eram abordados pela polícia ou pessoas da vizinhança.
Para saber mais acesse as redes sociais do grupo:
Instagram: @unioncrewoficial
Facebook: Union Crew
Diretor e coreógrafo: Rick Batista, Laura Lima, Leandro Marcos e Weverton Roque”.