São Paulo (SP) – A RapiGEN, fabricante sul-coreana de soluções inovadoras na área da saúde, entrou no mercado brasileiro com o Kit de Teste Rápido BIOCREDIT COVID-19 Ag para detecção do covid-19. A importação do produto, já com licença da Anvisa e aprovação INCQS/FIOCRUZ, é realizada pela operação Biocredit, que investiu mais de R$ 10 milhões no projeto.
O principal diferencial do teste, em relação ao RT-PCR, é a detecção do vírus em até 8 minutos. Para Darcy Itiberê, responsável pela operação, o principal objetivo do produto é agilizar a retomada da economia e das atividades presenciais com segurança. “A detecção e a triagem rápidas restringem a proliferação do vírus, porque as pessoas identificadas positivamente pelo nosso teste podem ser isoladas e tratadas imediatamente”, afirma.
Metodologia e eficácia
A RapiGEN atua há mais de 18 anos no desenvolvimento de testes rápidos para o diagnóstico de diversos tipos de vírus (antígenos virais). O BIOCREDIT COVID-19 Ag é o primeiro teste a fazer a detecção do antígeno para a covid-19 usando a tecnologia Black Gold Particle, o que permite uma alta sensibilidade e especificidade. O profissional da área de saúde realiza a coleta de uma amostra nasofaríngea, que é analisada na placa de teste. A interpretação do resultado é simples, semelhante aos testes de gravidez. Em poucos minutos o paciente sabe se está com o vírus. A eficácia é similar à do teste de RT-PCR para a detecção da covid-19.
Atualmente o padrão ouro para a testagem da Covid-19 no Brasil é o RT-PCR, contudo seus resultados saem em no mínimo 48 horas. Ou seja, cada metodologia apresenta vantagens e desvantagens. “O teste BIOCREDIT COVID-19 Ag é mais barato que o RT-PCR. Não é preciso enviá-lo a um hospital ou laboratório, o que agiliza o processo em regiões carentes”, diz Roberta Bevilacqua, farmacêutica-bioquímica e consultora da RapiGEN. “O teste promove ainda maior segurança para os profissionais da área de saúde, que devem ser testados regularmente.”
Projetos sociais
Com pronta-entrega, a RapiGEN tem distribuição em todo o território nacional. Uma das suas ações foi a entrega de 1.000 kits para as tribos dos índios Xingu, no estado do Mato Grosso. “Nosso objetivo é expandir essas ações socias para mais comunidades carentes”, diz Itiberê. A empresa também visa difundir o produto entre caminhoneiros, com o projeto Estrada Segura.