Dourados (MS) – Os empreendedores da região Centro-Sul do estado terão diversas atividades à disposição neste segundo dia de Rota do Desenvolvimento. O destaque de hoje (23) fica por conta da palestra de Allan Costa – especialista sobre liderança, gestão e inovação, das 20 às 21h30 no auditório do Pavilhão de Eventos Dom Teodardo Leitz.
Durante esta sexta-feira, os participantes terão acesso às mesas de atendimento para abertura e regularização de empresas e auxílio de diversos órgãos públicos e instituições. O Sebrae/MS também oferece atendimento especializado aos empresários e potenciais empreendedores locais. Na sequência, a manhã também é dedicada ao FOMENTA – programa do Sebrae que visa aproximar os pequenos negócios dos grandes compradores, além de oferecer oportunidade de negócios às micro e pequenas empresas.
À tarde e à noite (das 14 às 22 horas), na sala 2 do pavilhão de eventos, as palestras do Sebrae Sua Ideia Pode ser um Bom Negócio, Buscando Recursos Financeiros, Como se Tornar um Microempreendedor Individual e Como Escolher Seu Ponto Comercial esclarecem as principais dúvidas para quem pretende acertar ao abrir um novo negócio.
Inovação em foco
Essencial para a sobrevivência num cenário cada vez mais competitivo e globalizado, Allan Costa propõe uma reflexão sobre a importância da inovação, sobretudo para os micro e pequenos empreendedores. Com o tema A Face Oculta da Inovação, o palestrante demonstra que inovar pode ser mais simples, fácil e barato do que parece e dota os participantes de instrumentos que permitam aumentar o nível de inovação na sua atividade profissional ou empresarial.
Inovação é palavra de ordem em qualquer empresa, de qualquer porte. A palestra busca desmistificar conceitos equivocados sobre inovação e demonstrar que inovar não é necessariamente caro e complicado. Reflete sobre a importância da liderança na criação de uma cultura da inovação e discute a relevância da criatividade como atributo humano que deve ser desenvolvido como um hábito a fim de gerar um ambiente permanentemente inovador e que permeie toda a organização.
O especialista – Mestre em Gestão Empresarial pela Universidade de Lancaster, Allan Costa também cursou o Programa de Gestão Avançada pela Harvard Business School, bem como o de Desenvolvimento de Dirigentes Empresariais do INSEAD, na França. Autor do livro “Electronic Business in Developing Countries” e de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. O palestrante possui uma sólida vivência em cargos de liderança, dentre eles, o de Secretário da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná.
A programação completa encontra-se no site da Rota do Desenvolvimento.
A Rota – São realizadores da Rota do Desenvolvimento: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul (por meio da Semade), Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS. Apoiam a iniciativa: Amems, Assomassul, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Fundect, Prefeitura Municipal de Dourados, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems e UFMS.
As inscrições para a Rota do Desenvolvimento em Dourados são gratuitas e podem ser feitas através do site www.rotadodesenvolvimentoms.com.br. Outras informações são obtidas pela Central de Relacionamento, pelo telefone 0800 570 0800.