Após oito gerações, o Passat parou de ser comercializado no Brasil. Importado da Europa desde o início dos anos 1990, o sedã vinha perdendo espaço para os SUVs e, devido à alta do dólar, o preço deixou de ser competitivo mesmo comparado a outros modelos de mesma categoria.
No ano passado, o veículo passou por um facelift , mas os modelos que vieram para as Américas acabaram não tendo tanto destaque. Apesar de o motor 2.0 turbo do Golf GTI gerar 220 cv e ter um bom rendimento, o preço acabava ficando em torno de pouco mais de R$ 164 mil em 2019.
Com as oscilações do dólar no início deste ano, somado a uma preferência nacional crescente por SUVs, os sedãs médios e grandes foram perdendo espaço. Até mesmo o Ford Fusion foi de herói ao esquecimento da categoria, tendo sua produção interrompida após 14 anos.
A categoria dos SUVs acaba sendo mais competitiva por dois aspectos: boa parte deles ou são produzidos nacionalmente ou importados do México por um menor preço e vantagens comerciais. Além disso, os modelos giram em torno de R$ 80 mil nas versões básicas, o que acaba deixando os sedãs menos atrativos financeiramente.
Quem agora passa a tomar a frente da categoria são modelos como Toyota Camry, Honda Accord e Hyundai Azera.