Brasília (DF) – O Ministério Público do Trabalho apresenta à sociedade uma cartilha para ajudar os cidadãos a compreenderem o que é, o que faz e como trabalha a Ouvidoria do MPT. Escrita em linguagem simples, a publicação apresenta os tipos de manifestações que o órgão recebe com mais frequência, explica o que está fora das suas atribuições, informa quais os canais de comunicação disponíveis, entre outros pontos relevantes.
A Ouvidoria tem por objetivo estreitar a relação entre o cidadão e o Ministério Público do Trabalho, além de atuar para aperfeiçoar e elevar os padrões de transparência, eficácia, economicidade e presteza dos serviços e atividades desenvolvidos pela instituição. É a Ouvidoria quem recebe, encaminha, responde reclamações, críticas, representações, sugestões e elogios sobre as atividades executadas pelo MPT.
A Ouvidoria também tem a atribuição de zelar para que o Ministério Público do Trabalho atue com eficiência e de fortalecer o exercício da cidadania. São vários os canais pelos quais qualquer pessoa pode entrar em contato com a Ouvidoria do MPT: pelo site, por aplicativo, por e-mail, por carta, por telefone. Pelo site, a pessoa entra e preenche o formulário, escolhendo qual o tipo de manifestação que deseja fazer.
Acesse e conheça a nova a cartilha da Ouvidoria do MPT.
Fonte: Procuradoria-Geral do Trabalho