Em todo e qualquer contexto, beco e viela, a arte não para, não cala e segue em conexão com os desafios da vida. É um organismo que pulsa resistência, capaz de encantar com seu lirismo e esmurrar com um sopro de realidade. Essa marca percorre a obra de um dos artistas mais talentosos da nova geração da MPB, Muato, que acaba de lançar o projeto “AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Político”. Com uma linguagem própria que dialoga com o universo do Hip hop e da música brasileira, ele apresenta sua música urbana através de canções de amor dentro do contexto social vivido pelas pessoas pretas, numa série com três singles e clipes que serão divulgados até dezembro.
“Disputa” é a música de abertura dessa série de “AfroLove Songs”. É uma resultante do amor pós-tragédias que se tornaram cotidianas. A conexão com o público se dá por meio da poesia urbana carregada de elementos da contemporaneidade e da sonoridade que mescla desenhos melódicos da canção brasileira e do R&B com a mensagem direta e sagaz da linguagem do Rap em um mesmo universo criativo.
– Como os aspectos sociais atravessam os relacionamentos? ‘Disputa’ é o dia a dia interferindo de uma forma violenta na capacidade de amar. O joelho no pescoço, o pescoço no asfalto. Como não transportar todas essas dores para o coração, para a pele, para a cama? – indaga Muato.
Cantor, ator, diretor e produtor musical, Muato iniciou sua trajetória no estudo da música de concerto e tem se destacado pela sua atuação em diversas funções artísticas. Diretor musical de espetáculos teatrais, recentemente recebeu o prêmio APTR pela música de “OBORÓ, Masculinidades Negras”, ao lado Cesar Lira. Marca sua linguagem pela utilização de recursos expressivos, como percussão vocal e corporal e arranjos vocais com sonoridades não convencionais. Fundou a Orquestra de Pretxs Novxs, que estreou em 2019 com o espetáculo “Reza”, realizando as composições, arranjos e direção musical da peça, dirigida por Carmen Luz, além de estar em cena como ator. Atuou em produções aclamadas por público e crítica, como “Andança – Beth Carvalho”, “Cartola – O Mundo é um Moinho”, “Rio Mais Brasil – O Nosso Musical”, “Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro” e “Quando a Gente Ama”. Como produtor musical, foi premiado na Europa pelo Awards Deutscher Rock & Pop Preis 2019, ganhando em sete categorias, entre elas, “Melhor Disco de World Music”, “Melhor Disco de Pop Latino” e “Melhor Arranjo”.
“Disputa” já está disponível em todas as plataformas digitais. Para conferir o seu clipe e acompanhar a série, acesse www.youtube.com/andremuato
Clipe de “Disputa”: https://www.youtube.com/watch?v=32Gifxbno28