SEEDCORP I HO conquista 8% do mercado de soja no Mato Grosso do Sul

Com praticamente 95% da safra comercializada, a SEEDCORP I HO comemora a crescente participação de mercado no Mato Grosso do Sul, um dos maiores produtores de soja do País. De janeiro a agosto, a empresa vendeu aos produtores sul-mato-grossenses 300 mil sacos de sementes, que irão ocupar aproximadamente 200 mil hectares.

Foto: Divulgação

“O produtor do estado reconhece o nosso germoplasma como diferenciado, aliando boa produtividade à resistência a nematóides, um dos grandes desafios dos campos sul-mato-grossenses”, informa Daniel Glat, diretor de Operações da empresa. Segundo ele, ao comparar os resultados de 2019 x 2020 no estado, as vendas mais que dobraram.

Com estação de pesquisa no estado vizinho do Mato Grosso e outra em Ramallo, na Argentina, a SEEDCORP I HO consegue, segundo Glat, atender mais prontamente o agricultor sul-mato-grossenses, seja com cultivares mais adaptadas ao clima e condições do estado, seja no recebimento de sementes de forma rápida, de acordo com a necessidade do agricultor. “Temos uma logística diferenciada e conseguimos atender nosso cliente em, no máximo, dois dias”, informa.

Pequena gigante

A SEEDCORP I HO desponta como um dos fortes players na oferta de sementes de soja no País. Além da pesquisa e desenvolvimento de novas cultivares, que contemplam plataformas atuais e futuras de biotecnologia, a empresa vem dando vários passos para ampliar a oferta de sementes. Recentemente, fechou parceria com a Agro Galaxy, plataforma agrícola do grupo Aqua Capital – com a Sementes Campeã e a Rural Brasil, em todo o Cerrado brasileiro; Grão de Ouro, em Minas Gerais; a Agro Ferrari, em São Paulo; e Sementes Boa Nova e AGRO100, no Paraná.

A empresa espera aumentar a capilaridade do seu germoplasma, disponibilizando, para a safra 2021/2022, 3,5 milhões de sacas de sementes de soja. “Hoje, além do modelo verticalizado, temos 17 parcerias de licenciamento, que visam ofertar cada vez mais os nossos materiais genéticos ao produtor”, explica Glat.

Atualmente, a penetração comercial da SEEDCORP-HO, que teve sua primeira operação comercial própria a partir de janeiro de 2017, é de 5,5 milhões de hectareso que equivale a 15% do mercado de soja brasileira, o que, segundo o diretor de Operações, demonstra a imensa oportunidade de crescimento para os próximos anos. “Temos variedades de alta performance e amplitude, o que assegura nosso crescimento junto aos agricultores com os quais já trabalhamos. Nosso grande desafio é aumentar nossa capilaridade e expandir nossa oferta ao restante do mercado”, afirma.

A empresa atua em uma área entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai que equivale a 60 milhões de hectares. Em 2019, faturou R$ 223 milhões, aproximadamente 50% com o modelo verticalizado (venda com a própria marca) e 50% licenciado. Na safra 2020/2021, a SEEDCORP I HO espera faturar R$ 320 milhões em 2020 .

“Com a introdução do banco de germoplasma HO aportado pelo nosso sócio GDM, em 2017, hoje temos todas as importantes plataformas de biotecnologia em nosso portfólio”, revela Glat, que está otimista em fechar o ano com 8% de market share nacionalmente, com base no volume já comercializado. “Para a próxima safra, em 2021, nossa expectativa é alcançar aproximadamente 10%”, afirma.

Principais números

. Faturamento em 2019: R$ 223 milhões, aproximadamente 50% no modelo verticalizado e 50% no licenciado.

Número de funcionários e colaboradores: 160

. Capacidade instalada: 2 milhões de sacas, sendo 1.2 milhões próprias e 800 mil com terceiros.

. Banco de germoplasma HO e todas importantes plataformas de biotecnologia atuais e a serem lançadas em portfólio.

. Volume de sacas de sementes comercializadas em 2019: Aproximadamente 1.6 milhão de sacas de genética HO entre verticalizado e licenciado no Brasil, devendo atingir em 2020 aproximadamente 2.5 milhões de sacas no mercado brasileiro.

Com apenas cinco anos no mercado, a SEEDCORP I HO:

– Está presente em toda cadeia de sementes de soja, iniciando na pesquisa, passando pela produção, desenvolvimento de mercado, venda, distribuição, logística, armazenagem até atingir nosso consumidor final.

– 100% das vendas de amplo licenciamento em produtos exclusivos HO.

– Rede robusta rede de licenciamento que representa 50% das suas vendas, com volumes de vendas próximos de 100 mil sacas.

– Empresa com visibilidade no mercado nacional.

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