Produtores de São Gabriel do Oeste participam da maior expedição de safras do País

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com produtividade média de 51 sacas por hectare, acima do nível Estadual que é de 49 sacas, São Gabriel do Oeste foi o local escolhido para a segunda parada da Caravana do Projeto Soja Brasil no Estado, nesta quarta-feira (04).  A maior expedição de safras do país é realizada pela Aprosoja Brasil e em Mato Grosso do Sul, conta com o apoio da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS e ainda vai passar por Dourados e Amambai, nesta sexta (06) e sábado (07) respectivamente, prestando consultoria aos produtores rurais dessas regiões.

Estacionado em frente ao sindicato rural do município, em pouco tempo o ônibus da Caravana se transforma em uma verdadeira sala de conhecimento. “Este é o tipo de ação que a Aprosoja/MS tem orgulho em fazer parte. Um grande projeto que agrega conhecimento aos agricultores. Com orientações que os ajudarão na prática do campo e na gestão da propriedade”, explica o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, que fez a palestra de abertura do evento.

O Soja Plus, programa nacional de capacitação do produtor, também foi um dos assuntos abordados nesta etapa. De acordo com engenheiro agrônomo e consultor do Programa Soja Plus, Laurindo Faria Petelinkar, todos os cursos são desenvolvidos em cinco pilares de gestão rural. “O desafio é diagnosticar as lacunas dentro da propriedade e apresentar soluções para melhorar o desempenho na área administrativa, na segurança do trabalho e na produção. Trabalho que tem dia certo para começar, mas não tem hora de terminar”, explica.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel do Oeste, Júlio Cesar Bortolini, a Caravana já era esperada no município com potencial agrícola de destaque no Centro-Oeste. “O Projeto vem responder várias questões levantadas pelos agricultores da região, que apesar de estarem em local privilegiado na geografia e no clima, buscam por inovações tecnológicas para produzir mais”, ressalta.

O evento tem duração de quatro horas e além da palestra sobre Soja Plus aborda melhoramento genético de sementes, com o pesquisador da Embrapa Soja, doutor Amélio Dall Agroll; seguro rural, com o engenheiro agrônomo Arnaldo Gaspas, e refúgio sanitário, com a agrônoma Ana Paula Nogueira.

A primeira parada da Caravana foi em Chapadão do Sul, na terça-feira (03). Em Mato Grosso do Sul, o projeto tem a parceria da Aprosoja/MS, da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, da Fundação MS, da Fundação Chapadão e dos sindicatos rurais de cada um dos municípios visitados. A programação completa das cidades participantes pode ser conferida no link: http://www.projetosojabrasil.com.br/caravana-mato-grosso-do-sul-15-16/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo