O incêndio que atingiu o Hospital das Clínicas de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (24), causou a morte de uma pessoa e deixou outras três feridas. As causas do incêndio já estão sendo investigadas.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM) do Rio de Janeiro, foram enviadas para o estabelecimento de saúde equipes de três quartéis do Corpo de Bombeiros, que trabalham no combate às chamas e na retirada de pacientes e funcionários.
O fogo começou em uma das salas do Centro de Terapia Intensiva (CTI), que fica no 5º andar. Pacientes que estavam no local foram retirados às pressas e levados para outras alas do próprio hospital.
Os bombeiros conseguiram controlar e apagar as chamas. Eles agora estão realizando o trabalho de rescaldo, afim de evitar que novos focos de fogo possam surgir no local.
Há quase dois meses, um incêndio de pequena proporção atingiu o Hospital Federal de Bonsucesso na Zona Norte do Rio de Janeiro. Duas pacientes que estavam internadas em estado grave não resistiram e morreram. Outra paciente morreu logo depois em outro hospital.
Nos dias seguintes, as autoridades de saúde do Rio de Janeiro registraram a morte de outros três pacientes.
Desde 2019 que o Hospital Federal de Bonsucesso tinha ciência dos riscos de incêndio nos prédios que compõem o complexo hospitalar. Na época, a Defensoria Pública União (DPU) emitiu um relatório afirmando que dois transformadores do Hospital Federal de Bonsucesso funcionavam com superaquecimento, além de falta de conservação na estrutura do sistema elétrico e a inoperância dos hidrantes.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/RJ