Candidatos realizam as provas do Vestibular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em 17 cidades do Estado na tarde deste sábado (6). A edição de 2021 do Processo Seletivo (PSV-UEMS) oferece 1.101 vagas.
De acordo com o Reitor da UEMS, professor Láercio Alves de Carvalho, o retorno do Vestibular, após dez anos, é um momento de grande importância para a sociedade sul-mato-grossense. “É essencial oportunizar que pessoas de todo o Estado possam adentrar na nossa Universidade. Tivemos mais de 11 mil inscritos e isso demonstra que a UEMS continua a cumprir o seu papel de interiorização do Ensino Superior de qualidade. Que nós possamos realizar um processo seletivo tranquilo e com toda a segurança necessária”, afirmou.
As provas (Prova Objetiva e Prova de Redação) começaram às 14h e seguirão até 19h, nos municípios de Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três lagoas.
Expectativa dos candidatos
Maria Fernanda Alves Mendes vai tentar uma vaga para o curso de Medicina. A candidata é de Belo Horizonte (MG) e viajou para Campo Grande para fazer a prova. “Eu ouvi dizer que a UEMS é uma faculdade muito boa, que está investindo muito em infra-estrutura, e quando eu cheguei aqui eu pude ter a noção disso. A Universidade é gigante, muito bem cuidada”, destacou a candidata.
A candidata Nicéia Farias é indígena, da etnia Terena, moradora da cidade de Sidrolândia, e vai tentar uma vaga para o curso de Pedagogia, em Campo Grande. “Eu me interessei pelo curso e pela UEMS por ser uma Universidade pública. Estudei o edital e me preparei com a ajuda de aulas do YouTube”, contou a candidata.
Pedro Henrique Godoi, de 18 anos, vai tentar uma vaga para o curso de Enfermagem. Natural de Fátima do Sul, o candidato escolheu realizar a prova em Dourados. “A Universidade tem um curso muito conceituado na área de Enfermagem e, com toda a certeza, é um momento em que a gente está precisando muito de profissionais da saúde, com toda essa crise gerada pela pandemia”‘ finaliza.
O jovem Arthur Lima Menezes do Nascimento, de 21 anos, vai tentar uma vaga para o curso de Medicina. Ele é da cidade de Coxim, localizada na região norte do Estado, e decidiu fazer a prova na cidade de Campo Grande. “Eu gosto muito dessa Universidade. Na cidade que eu moro também tem uma Unidade da UEMS, mas eu decidi prestar aqui por ser maior e por conta do curso de Medicina. A UEMS é uma Universidade que incentiva os jovens, que nos motiva a estudar”, disse o candidato.
A candidata Carolina Bianca de Munhoz, de 21 anos, natural de Dourados, relata que gostou da volta do “formato” do Vestibular. “É uma boa oportunidade e tentar garantir minha vaga é a minha meta. Estudei bastante pra isso”, diz. A jovem se inscreveu para o curso de Química Industrial.
Candidatos Sabatistas
Aos candidatos SABATISTAS (que são aqueles que, por convicção religiosa, guardam esse dia da semana, o sábado, ao descanso e/ou à oração), será reservada UMA SALA ESPECIAL, a ser divulgada no respectivo Edital de Local de Prova, onde aguardarão durante todo o dia, iniciando a prova após o pôr-do-sol.
Normas Sanitárias de Prevenção
As provas, que tiveram início às 14h, seguem todas as normas sanitárias de prevenção estabelecidas pelas autoridades de Mato Grosso do Sul, autoridades municipais e pelo plano de biossegurança da FAPEC e da UEMS, que são obrigatórios para a segurança de todos envolvidos no certame.