São Paulo (SP) – Levantamento realizado pelo Portal de Planos, plataforma especializada em telecomunicações, aponta as operadoras com planos de celular que apresentam o melhor custo-benefício na região Centro-Oeste. A Claro foi a que mais se destacou em planos pós-pago de até R$ 130, enquanto a Vivo saiu na frente em planos controle de até R$ 50.
Foram avaliados os pacotes básicos das operadoras Claro, Vivo, TIM e Oi em Cuiabá, Campo Grande, Goiânia e Distrito Federal, conforme ofertados no mês de janeiro. De acordo com a Anatel, até junho de 2020, toda a população da região Centro-Oeste contava com cerca de 17,7 milhões de telefones celulares com acesso à internet, o que demonstra o alto nível de competitividade neste mercado.
A Claro conta com o melhor custo-benefício por oferecer o uso ilimitado de uma maior quantidade de aplicativos – ou seja, sem descontar da franquia de dados móveis. Essa é uma vantagem interessante, especialmente porque os apps de redes sociais são os mais usados nos celulares.
O plano pós-pago com melhor custo benefício foi o de R$ 119,90 mensais com 15 GB de internet 4G + 15 GB para uso da franquia adicional Extra Play. No entanto, para ter acesso a esses benefícios, o cliente deve assinar um contrato de fidelização válido por 12 meses.
Já a Vivo teve destaque por oferecer a adição de 3,5 GB de dados por apenas R$ 5 para uso em redes sociais nos planos controle de 7,5 GB de internet 4G, que custam R$ 49,99 por mês. Neste caso, a fidelização também é de 12 meses.
“Foram levados em consideração a velocidade de navegação, aplicativos inclusos no plano, fidelização e cobertura”, explica Gabriela Resende, líder de conteúdo do Portal de Planos, plataforma especializada em serviços de telecomunicações e que oferece dicas e soluções para os consumidores economizarem na contratação de serviços das principais operadoras de telefonia móvel do país.
Oi se destaca na fidelização
O pacote básico de telefonia móvel da Oi se destacou na região Centro-Oeste e em todo o Brasil por oferecer benefícios nos planos básicos pós-pago e controle sem exigir uma fidelização de longo prazo com a operadora. Segundo o Portal de Planos, este é um fator importante que deve ser levado em consideração na contratação, pois pode gerar multas se o consumidor rescindir o acordo antes de um ano – em alguns casos, com valores relativamente altos.
Formas de pagamento que permitem descontos em algumas operadoras, como boleto, débito em conta e cartão de crédito, podem implicar em uma fidelização. “Então é necessário estar certo de que vai continuar com determinado plano, avaliando os prós e contras de cada oferta, para que os descontos adquiridos pela forma de pagamento realmente valham a pena”, conclui Resende.
Sobre Portal de Planos
O Portal de Planos surgiu em 2015 como um site especializado em serviços de telecomunicação. Adquirido pela Escale em 2019, cujo CEO é Ken Diamond, seu principal objetivo é oferecer ao consumidor informações para facilitar a contratação de serviços de Internet, TV por assinatura, celular, telefone fixo e combos das mais diversas operadoras do país, tudo de forma digital, ágil e transparente em um só lugar. No Portal de Planos, o consumidor pode adquirir os pacotes que atendam sua necessidade, além de fazer uma comparação precisa dos serviços das principais operadoras do mercado (Vivo, Claro, TIM, SKY, Oi, Nextel, etc), através de ferramentas como o comparador de planos de celular e de Internet fixa. No site, também é possível fazer teste da Internet, que permite verificar a velocidade e taxas de download e upload. Com um time de marketing representado pelo Engenheiro Químico e Mecatrônico, especialista em Marketing Digital e Inteligência de Mercado, Yuri Kaminski, e a Head de Marketing, Raphaelly Bragança, a empresa alcançou seu destaque no mercado e vem colhendo uma média crescente de tráfego no site a cada mês.