Um sistema de baixa pressão atmosférica se organiza sobre o mar, na altura do litoral de São Paulo e poderá se transformar em um ciclone subtropical nas próximas 48 horas. A circulação de ventos deste sistema favorece aumento de instabilidade sobre o leste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo e de Minas Gerais, e também intensifica o vento de quadrante sul sobre a costa de São Paulo, Paraná e Santa Catarina nesta segunda-feira.
Uma massa de ar seco vai ganhando força sobre o Sul do Brasil, oeste de São Paulo e Mato Grosso do Sul deixando estas áreas com poucas nuvens.
Nos estados do norte do Nordeste atuam áreas de instabilidade, principalmente sobre o Maranhão e o Piauí. Praticamente todo o Norte, exceto norte de Roraima permanece com muitas nuvens carregadas.
Previsão do tempo para 19/4/2021 – segunda-feira
Segunda-feira de muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia no Rio de Janeiro e áreas da Zona da Mata mineira, também todo o litoral de São Paulo e do Paraná.
Dia de sol e sem previsão de chuva no sul e leste de Mato Grosso do Sul, centro-oeste de São Paulo e na maior parte da Região Sul. O litoral do Paraná tem chuva mais persistente. O leste do Paraná, de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul ainda têm condições para chuva no decorrer do dia.
Na Região Nordeste tem aumento de instabilidade com muitas nuvens e chuva a qualquer hora do dia no Piauí, Maranhão e noroeste da Bahia. Toda faixa leste da Região está sujeita a chuvas ocasionais e o interior com pancadas de chuva durante a tarde.
Sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva durante a tarde e à noite sobre a maior parte do Centro-Oeste.
A Região Norte segue com muitas nuvens, principalmente na costa do Amapá, centro-sul do Pará e centro-leste do Amazonas, que têm chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas, sol e pancadas de chuva principalmente no período da tarde e da noite.
Alertas meteorológicos para 19/4/2021
Ficam em alerta para o risco de temporais, com chuva moderada a forte, raios e rajadas de vento a área que compreende o Amapá, leste do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão e Piauí, além do oeste do Ceará, de Pernambuco e noroeste da Bahia.
Alerta de temporais no centro-sul mineiro, incluindo a Grande BH, Zona da Mata e o sul mineiro, sul do Espírito Santo, Rio de Janeiro, leste de SP, incluindo a faixa litorânea.
Fortes rajadas de vento estão previstas em toda a faixa litorânea entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro. Pode também ocorrer rajadas moderadas de vento no centro-sul do Rio Grande do Sul e no centro-sul paulista devido à atuação do Ciclone Subtropical.