O piloto de um avião de pequeno porte não conseguiu frear a tempo no início da tarde desta terça-feira (20) em uma das pistas do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais, fazendo a aeronave sair da pista e cair em um desnível.
O piloto e o copiloto ficaram presos às ferragens e uma pessoa que estava em solo foi atingida, ficando descordada. As causas do acidente ainda são oficialmente desconhecidas, mas já estão sendo apuradas.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do Comando Geral da Polícia Militar (CGPM), equipes das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e enviadas para o local.
Por precaução, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) decidiu fechar provisoriamente o aeroporto para pousos. As decolagens continuam ocorrendo normalmente.
Testemunhas disseram que o incidente aconteceu no início da tarde de hoje, por volta das 13h25min (horário de Brasília), quando o piloto se preparava para aterrissar. Aparentemente ele não teria conseguido frear antes de atingir o fim da pista, fazendo o avião cair em um desnível, ainda dentro dos limites do aeroporto.
Um dos bombeiros que participam da operação de resgate, e que pediu para não ser identificado, informou que a princípio se acredita que o trem de pouso não tenha funcionado adequadamente, fato este que pode ter contribuindo para que o acidente acontecesse.
Os bombeiros estão tentando acessar a cabine aonde estão presos o piloto e o copiloto. Uma das vítimas que já estava fora da aeronave foi resgatada com vida, apenas com escoriações leves, e foi encaminhada a um hospital da região.
O avião acidentado é um modelo Learjet L35, fabricado em 1976, com capacidade para oito passageiros, e está em nome da Empresa Sequip Locação Segura.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que as documentações da aeronave e da empresa proprietária da mesma encontram-se em dia, ou seja, regulares.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado a Força Aérea Brasileira (FAB) já foi comunicada sobre o acidente em Belo Horizonte e deve enviar equipes para o local nas próximas horas.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CGPM/MG