Junto com o Sebrae/MS, Prefeitura Municipal de Selvíria formaliza adesão ao Cidade Empreendedora

Programa tem ações para transformar a economia e promover o desenvolvimento local.

Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura Municipal de Selvíria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Sebrae/MS formalizaram a parceria para a execução do programa Cidade Empreendedora. Com medidas de biossegurança, a assinatura de contrato foi realizada na sede da Instituição em Campo Grande, durante uma reunião que contou com a presença do prefeito de Selvíria, José Fernando Barbosa dos Santos, do vice-prefeito, Jaime Soares Ferreira, do diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, e da diretora-técnica, Maristela França.

Foto: Divulgação

Segundo o prefeito de Selvíria, a adesão ao programa vem para dar apoio aos empreendedores e auxiliar no desenvolvimento da cidade. “Eu acredito que Selvíria vai conseguir avançar em vários polos e vamos fortalecer o nosso comércio. Eu falo para os empresários: usem o Sebrae, ele vai estar em Selvíria para dar suporte a nossa cidade. Tenho certeza que o nosso município vai ser transformado e crescer ainda mais”, pontuou o José Fernando.

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, com a adesão ao Cidade Empreendedora o município vai ser acompanhado pela Instituição durante 15 meses e o principal papel do programa é promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios. “Vamos trabalhar para que a gente possa transformar o município junto à prefeitura, sociedade e aos empresários locais. Selvíria é uma cidade importante para o desenvolvimento do nosso Estado, está na fronteira com São Paulo e tem as suas particularidades. O Sebrae está aqui para ajudar”, reforçou Claudio.

Por meio do Cidade Empreendedora, será elaborado um plano de desenvolvimento econômico para o município com ações voltadas para o eixo “Cidade Agro”. A estratégia é focada no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local.

Além dos agricultores, os pequenos negócios urbanos também vão ser atendidos por meio do programa, já que uma das linhas de atuação do Cidade Empreendedora, é direcionada para auxiliar e propor soluções ao empresário, com a proposta de fomentar a geração de emprego e renda. Dados da Receita Federal, apontam que em Selvíria, esse público é maioria e corresponde a 80% da densidade empresarial do município. Outra vertente do programa atua diretamente no âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as duas estratégias juntas vão possibilitar o desenvolvimento de cada cidade e, consequentemente, do Estado como um todo, já que, no total, são 22 municípios participantes do Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul.

“O Cidade Empreendedora tem um papel fundamental que é ajudar na estratégia de desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Isso se dá através da desburocratização e da ação municipal. As ações do programa melhoram o ambiente de negócios no âmbito do município e, com várias cidades do Estado aderindo a iniciativa, cria-se um ambiente melhor para Mato Grosso do Sul”, enfatizou Jaime.

São várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

Cidade Empreendedora em Selvíria 

Em Selvíria, a execução do programa começou na última segunda-feira (7) com a ação “Sebrae na sua empresa”. Agentes do Sebrae/MS percorreram os empreendimentos locais para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções. A expectativa é que cerca de 200 pequenos empresários recebam orientações durante a execução do programa.

No município, também tiveram início as ações do eixo “Educação Empreendedora”. Nesta sexta-feira (11), professores da Rede Municipal de Ensino participam de uma palestra sobre o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Por meio da inciativa, o Sebrae/MS capacita os docentes para que o tema empreendedorismo seja trabalhado com os estudantes em sala de aula ou de forma remota.

Ao todo, são 85 docentes envolvidos, o projeto vai ser aplicado nas Escolas Municipais Joaquim Camargo e Professor Nelson Duarte Rocha e na Escola Rural Municipal São Joaquim e deve atender 854 estudantes que cursam do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo Whatsapp (67) 3389-5300.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo