Um navio de bandeira dinamarquesa colidiu na tarde deste domingo (20), por volta das 14h25min (horário de Brasília), contra atracadouros de balsas que fazem a travessia entre Santos e Guarujá, no Litoral Sul de São Paulo, destruindo instalações e embarcações e assustando motoristas que faziam o trajeto embarcados. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Capitania dos Portos, o navio pertence a empresa Hamburg Sud, que já foi comunicado sobre o incidente.
Testemunhas disseram que o navio se aproximou em alta velocidade do cais, destruindo parte do píer. Algumas balsas que estavam atracadas foram atingidas.
Em nota, a Capitania dos Portos informou que uma equipe já foi enviada para o local do acidente pare avaliar os danos e apurar possíveis responsabilidades.
“Será instaurado um inquérito administrativo para apurar as causas e responsabilidades do acidente“, diz a nota da Capitania dos Portos.
O acidente causou apenas danos materiais, não tendo havido danos ao meio ambiente, como por exemplo, poluição das águas.
Um inquérito administrativo já foi instaurado pela Capitania dos Portos para apurar as causas do acidente e possíveis responsabilidades. Ainda não há informações sobre a carga que o navio transportava.
Nas imagens divulgadas nas redes sociais é possível ver vários contêineres, porém a carga ainda é desconhecida. O navio sofreu avarias e também será vistoriado pelas autoridades brasileiras.
O atracadouro onde ocorreu o acidente é normalmente utilizado para travessia exclusiva de ciclistas no trecho marítimo entre os municípios de Santos e Guarujá.
O acidente fez parte do atracadouro afundar e as autoridades locais estão buscando soluções para permitir a continuidade do fluxo de ciclistas para as balsas.
A Marinha do Brasil também foi informada sobre o acidente, mas até o momento não se manifestou oficialmente sobre o assunto.
Posicionamento oficial da empresa:
NOTA:
A empresa confirma que o navio Cap San Antonio, esteve envolvido em um incidente em Santos – Brasil este domingo, 20 de Junho, ao sair do complexo portuário em rota para o porto de Paranaguá. Até o momento não há o registro de vítimas envolvidas no incidente, dentro ou fora do navio, ou que a região tenha sido poluída de alguma forma. A companhia está avaliando a situação e colabora com as autoridades.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Capitania dos Portos/SP