A palavra sustentabilidade está, há algumas décadas, presente no vocabulário do mercado como uma “salvação” para que possamos viver em um planeta mais sadio, com qualidade de vida e potencial econômico preservados. No entanto, não há receita pronta para colocar em prática a sustentabilidade. Existem processos. A sustentabilidade e sua busca, ao longo do tempo, ajudaram a manter e fortalecer o mercado, as corporações fielmente comprometidas com o significado da palavra, que, na prática representa suprir necessidades no que tange aos recursos naturais. No entanto, hoje também se refere aos recursos econômicos, financeiros e de manejo da produção e do consumo. Ou seja: sustentabilidade é produzir sem agredir e com meios para manutenção de funções e atuação limpa, não agressiva à natureza e sociedade.
Empresas como a nossa, por exemplo, nasceram no meio de uma pandemia, colocando à frente, objetivos ligados ao planejamento sustentável e a viabilidade da produção limpa, certificada, que gera renda, emprego, lucro e permite a governança sobre as ações das empresas, de modo que tenham crescimento e uma imagem respeitada. Primamos pelo respeito às pessoas (Human), defendemos que o meio ambiente é vida e deve ser respeitado em todo o mundo (ENVIronment), e assim destacamos que ser inclusivo mantém o equilíbrio (X) para que todos possam se expressar e fazer parte deste universo em construção.
Destacamos o grande potencial das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil para a produção limpa e sustentável. O que atrai o consumidor e o comprador de grandes quantidades de matéria prima e produtos. As empresas que têm como propósito oferecer produtos com base em ações para a sustentabilidade, passam a construir pontes, necessárias à produção e ao desenvolvimento de mercado que respeita o meio ambiente.
Hoje, no Brasil, atuar com produção limpa é extremamente valorizado e fortalece a marca. O que ocorre quando uma empresa passa a oferecer produtos e serviços que, desde processos de certificação de manejo florestal, no início da produção, passando pelo produto final desta produção e chegando até o relacionamento com comunidades e partes interessadas, projetos sociais e o entorno de onde produzem, respeita e valoriza o meio ambiente. A experiência profissional de nossa equipe, comprovada com mais de 10 anos no mercado, somada aos projetos realizados em todo o território nacional, o suporte a empresas e empreendedores dos mais variados portes e setores da economia, habilitam a desenvolver a solução sustentável e afirmar: ela é viável e vale a pena. Fazendas, indústrias, fábricas de pequeno e médio porte, além de corpora&cc edil;ões em geral que desejam atuar de forma sustentável, devem optar pelo modo de produção limpo.
Mais que sustentabilidade, o manejo limpo, a produção responsável, a imagem forte e respeitada e o impacto positivo de nomes, uma ação humana e em consonância para com o meio ambiente e para com os que trabalham nesses projetos, ajudam a conferir solidez às marcas de empresas na economia e na sociedade.
*Victoria Rizo, especialista em Direito Ambiental
**Vinícius Oliveira, Especialista em Direito Ambiental, Engenheiro Florestal da Henvix Ambiental