Durante a semana do Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, alunos do curso de Enfermagem da Uniderp realizam atendimentos gratuitos nas unidades básicas de saúde da família (UBSF), situadas nos bairros José Tavares Couto e Vida Nova II. “Nosso objetivo é promover saúde com ações que visem melhorar a qualidade de vida dos portadores de diabetes e hipertensão, duas enfermidades silenciosas”, esclarece a professora do curso de Enfermagem, Gislaine Medeiros.
Amanhã, a partir das 7h, na Unidade Aquino Dias Bezerra – Vida Nova II, haverá acompanhamento de portadores de diabetes e de hipertensão. Entre os serviços prestados estão: aferição de pressão arterial, processo importante para diagnóstico da hipertensão, e exame de glicemia capilar, que consiste na retirada de uma gota de sangue da ponta do dedo para avaliar a quantidade de açúcar no organismo, o que ajuda a descobrir sinais do diabetes ou no monitoramento da doença. Na ocasião, os acadêmicos de Enfermagem prestarão orientações coletivas sobre a doença.
Já na sexta-feira, a programação da UBSF Fernando Arruda Torres tem início às 13h, com palestra sobre prevenção, cuidados e tratamento da doença, esclarecimentos sobre alimentação saudável e orientação com profissional de educação física. “Também será realizada a avaliação do pé diabético com o objetivo de detectar a sensibilidade dos pés, fator que demonstra o nível de agravamento da doença”, informa a professora Gislaine. Estão disponíveis 15 vagas para o exame.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) aproximadamente 250 milhões de pessoas têm diabetes e, de acordo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 12 milhões estão no Brasil
SERVIÇO
Dia Mundial do Diabetes
UBSF Aquino Dias Bezerra
Data: 12 de novembro;
Horário: 7h
Endereço: Rua Nizia Floresta, s/n – Vida Nova II.
UBSF Fernando Arruda Torres
Data: 13 de novembro; às 13h
Endereço: Rua Zulmira Borba, s/nº – Nova Lima/José Tavares do Couto