Ilhabela (SP) – O final da Regata Ilha de Toque-Toque, abertura da 48ª Semana de Vela de Ilhabela para a Classe C30, não poderia ser mais dramático. Após 4h30 de regata para um percurso de 25 milhas (45 km), o Katana Portobello chegou apenas três segundos à frente do Zeus Team, em acirrado duelo catarinense no Canal de São Sebastião neste domingo (25).
A chegada apertada ratifica o equilíbrio da C30, uma das classes mais competitivas da vela oceânica brasileira. Logo após, o atual campeão Caballo Loco e Kaikias Via Itália cruzaram a linha de chegada seguidos por Kairós, as três embarcações do litoral norte paulista. O vento, variando de leste a sudoeste, sempre abaixo dos 10 nós (18 km/h) dificultou o trabalho das 81 tripulações distribuídas em oito classes.
O comandante do Katana Portobello, Cesar Gomes Neto, comentou sobre as dificuldades a bordo. “Largamos escapados e logo de cara tivemos de manobrar contra a maré. Na balsa começamos a nos aproximar do Zeus, que era o quarto colocado. O vento foi rondando para leste e caiu de intensidade. Quando chegamos a Toque-Toque zerou. Contornamos Toque-Toque em último lugar, com o Caballo Loco em primeiro, bem na frente”.
Gomes Neto destacou a estratégia adotada pelo tático Alessandro Witoslawsky. “Na volta, optamos por velejar mais próximos a São Sebastião porque a flotilha rumou para Ilhabela. Tínhamos de arriscar, partir para o tudo ou nada. O Caballo Loco foi o melhor barco na regata, mas nós tivemos a sorte de o vento mudar para o nosso lado e, assim, vencermos em cima da linha da chegada”. O Portobello foi campeão da Semana de Vela em 2016 e no ano seguinte conquistou o Campeonato Brasileiro da Classe C30.
O comandante Mauro Dottori que liderava a regata com o Caballo Loco no trajeto de volta, lamentou a queda na intensidade do vento. “Estávamos na frente e o vento começou a acabar para nós. Demos um bordo para o meio do canal, o que foi fatal para a gente. Ficamos muito tempo parados enquanto Katana e Zeus abriram na frente. Regata com ventos muito variados acaba virando loteria”.
A exemplo do Portobello, o Caballo Loco possui um título em cada competição. Venceu a Semana de Vela em 2019 e conquistou o título brasileiro em 2020. Conforme o vento, a Classe C30 deverá correr mais dez regatas, desta terça-feira até sábado (31). O Campeonato Brasileiro iniciado em Florianópolis, acabará um dia antes, na sexta-feira.
Pontuação da Classe C30
1 – Katana Portobello (Cesar Gomes Neto) – 1 ponto perdido
2 – Zeus Team (Inácio Vandresen) – 2 pp
3 – Caballo Loco (Mauro Dottori) – 3 pp
4 – Kaikias Via Itália (Eduardo Mangabeira) – 4 pp
5 – Kairós (Alessandro Penido) – 5 pp