Realizado pela Secretária Estadual de Esportes de São Paulo, em parceria com a Federação Brasileira de Parataekwondo, o primeiro 1º Festival Paulista de Parataekwondo e Paradesporto reuniu atletas e convidados na sede da Associação Brasileira de Assistência Social Desenvolvimento Social (ABADS), no último domingo.
Com o objetivo de promover o fomento da modalidade esportiva como forma de integração e apresentar o trabalho realizado no âmbito da luta, que será integrada a grade Paralímpica em 2020, pela primeira vez, a ação contou com a participação de 165 portadores de deficiência, 50 pessoas com vulnerabilidade socais e dois atletas parataekwondistas que representaram o Brasil no último Mundial e Jogos Panamericanos da modalidade. Eles participaram de atividades do taekwondo das 11h às 15h. Além disso, também receberão premiações em forma de medalhas e troféus.
“Foi um dia de total integração. Apresentamos aos convidados o verdadeiro potencial que o taekwondo consegue alcançar no trabalho com portadores de deficiência. Serviu, também, para darmos importante passo no trabalho de identificação de possíveis atletas que possam representar o Brasil na Paralímpiada de 2020, no Japão, em Tóquio”, disse Alan Nascimento, presidente da Federação Brasileira de Parataekwondo.
O 1º Festival Paulista de Parataekwondo e Paradesporto também contou com presença do secretário estadual de Esportes de São Paulo, Jean Madeira, e propiciou ao público, no final, aula aberta de Taekwondo.