A pandemia alterou drasticamente o cenário econômico mundial e fez com que as empresas tivessem que buscar opções para conseguirem se manter ativas. Dentro desse contexto, o mundo digital foi a principal ferramenta para que empresários de todos os tamanhos pudessem continuar vendendo seus produtos. Atenta às mudanças de cenário e ao protagonismo do digital no meio empreendedor, a iNexxus, agência com foco em Marketing de Performance, desenvolveu um plano de expansão voltado para pequenos e médios empreendedores.
Assim como o home office e o ensino à distância (EAD) ganharam espaço, a migração do mercado para as mídias digitais se tornou fundamental, principalmente quando o assunto é “marketing”. Percebendo este movimento, a iNexxus antecipou a inauguração do seu sistema de licenciamento, que seria colocado em prática apenas em 2021.
“Os serviços da iNexxus sempre foram voltados para grandes empresas, no entanto, percebemos uma mudança de comportamento de empresas menores, que viram no marketing digital a possibilidade de alavancar suas vendas e evitar o fechamento de suas portas e passaram a nos procurar para atender essa demanda. A partir disso criamos o modelo com licenciados da iNexxus”, ressalta Rener Baptista, sócio-fundador da iNexxus.
Com foco no marketing digital para pequenos e médios empresários, a empresa criou um modelo de negócios baseado em franquias licenciadas em que o cliente da iNexxus é treinado e recebe todo o apoio técnico para se qualificar como um profissional de marketing especializado no digital para atender demandas de pequenos empreendedores.
“Com o aumento do consumo e da interação no ambiente online, as estratégias de Marketing Digital são essenciais tanto para vender, quanto para atrair novos clientes”, destaca Baptista.
A iNexxus, aderiu ao modelo de licença em novembro de 2020, após 9 meses, a empresa está presente em 52% do território nacional, atendendo mais de 800 clientes por todo Brasil, e prevê que até o final de 2021 tenham alcançado 69% do território nacional, atendendo mais de 1200 empresas.
Crescimento do mercado digital pós-pandemia
De acordo com informações de uma pesquisa realizada pela Kantar com mais de 25 mil pessoas entrevistadas, as redes sociais tiveram um aumento de 40% no uso desde o início da pandemia. Esse número, por si próprio, já mostra a importância do investimento no Marketing Digital de uma organização.
O estudo apontou ainda que o consumo de mídia aumentou em todos os canais domésticos durante a pandemia. Em meses seguintes da pandemia, a navegação na web aumenta em 70%, seguida pela exibição de TV aumentando em 63% e o engajamento nas mídias sociais aumentando em 61% em relação aos números do cotidiano.
Em todos os estágios da pandemia, o WhatsApp é o aplicativo de mídia social que experimenta os maiores ganhos de uso à medida que as pessoas procuram se manter conectadas. No geral, o aplicativo teve um aumento de 40% no uso; na fase inicial da pandemia, o uso aumenta 27%, na fase intermediária 41% e os países na fase final da pandemia observam um aumento de 51%.
O aumento do uso em todas as plataformas de mensagens foi maior na faixa etária de 18 a 34 anos. WhatsApp, Facebook e Instagram tiveram um aumento de mais de 40% no uso de menores de 35 anos.
Fundada em abril de 2013 pelo empreendedor Rener Baptista, a iNexxus passou por diversas mudanças desde seu nascimento. Atualmente, a empresa possui 72 funcionários diretos, responsáveis pelo atendimento de mais de 800 clientes, entre eles grandes empresas como a Netshoes. time de E-sport de exposição nacional, além de contar com 40 profissionais licenciados.
Ser licenciado inclui:
Nesse modelo, se atua desenvolvendo serviços nas áreas de design, web design, automação de marketing digital, marketing digital, automação de marketing digital e oferecendo serviços de construção de sites profissionais com servidor próprio.
O Marketing Digital é um trabalho que não necessita de estoque, nem fluxo de caixa. Vende em momentos difíceis, pois as empresas precisam divulgar e ainda mais com um mercado aquecido.
O licenciado recebe vários direitos dentre eles o de utilizar a marca em formato de licença por 3 anos, treinamento de serviços de web design e comercial (venda de marketing digital), através de uma plataforma a distância (EAD) de 20h, mais 5h de conteúdo focado no desenvolvimento e hospedagem de landing pages e ações de marketing com elas.
Além disso, os licenciados têm acesso a uma plataforma com templates e materiais prontos para serem editados da forma que o cliente pede, assim facilitando os atendimentos de diversos segmentos, materiais de uma gestão de negócios que inclui modelo de contrato, orçamento, planos de negócios e outras coisas.
Os requisitos para ser licenciado são um computador e celular com acesso à internet, e o valor do know-how por R$9.900 e os royalties de R$550 reais por mês.