Belo Horizonte (MG) – De olho nos Jogos do Rio 2016, os fundistas brasileiros vêm dominando o Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, com vitórias em seis das 11 etapas disputadas, incluindo as duas últimas, em Ribeirão Preto e Curitiba. Neste domingo (15), foi a vez de Gilmar Silvestre Lopes, mineiro de São Miguel do Anta, levar o País ao topo do pódio em Belo Horizonte, superando os africanos na disputa. Na elite feminina, vitória da queniana Consolata Cherotich, seguida por Maria Aparecida Ferraz, melhor do Brasil no pódio.
A capital mineira amanheceu com o clima perfeito para os amantes da corrida. Um sol ameno e brisas refrescantes deram mais força aos atletas brasileiros que conseguiram dois resultados expressivos. Juntaram-se à elite do esporte 3000 corredores de todas as partes do estado mineiro, percorrendo o circuito montado no Marco Zero da Lagoa da Pampulha.
“Me senti bem durante a prova. O clima ajudou bem a todos os atletas a terem um bom desempenho. O percurso estava bom e fui acompanhado pelos africanos até a metade da corrida, mas eu soube a hora certa de atacar e conseguir a vitória”, disse o vencedor, Gilmar Silvestre. Atual campeão sul-americano de meia maratona, Gilmar buscará os índices olímpicos para os 10.000 m e a maratona em 2016.
Brasileira com boa sequência – A vice-campeã no Circuito CAIXA, Maria Aparecida Ferraz, mostrou neste domingo que continua em boa fase. Campeã na etapa anterior, em Curitiba, ainda foi a terceira colocada e melhor brasileira em Ribeirão Preto. Especialista nas provas de pista, Maria Aparecida iniciou sua participação no Circuito CAIXA na metade do ano para ganhar mais resistência, visando as provas olímpicas em 2016, e rapidamente assumiu o quarto lugar do ranking brasileiro de corrida de rua.
“Estou muito feliz com a prova, pois comecei na competição depois das outras meninas e consegui ficar entre as três melhores. O meu segundo lugar geral hoje mostra que estou no caminho certo para ganhar mais pontos no no ranking”, explicou Maria.
Padrinho de alto nível – Claudinei Quirino, vice-campeão olímpico nos Jogos de Sydney/2000, com o revezamento 4×100 m, foi outra grande atração do Brazil Run Series/Circuito CAIXA. Com muita simpatia, ele foi o padrinho oficial do evento e atendeu a todos os pedidos de fotos de fãs que foram à Pampulha. Claudinei considerou muito boa a performance dos brasileiros e ressaltou a força do trabalho dos nossos atletas.
“Todos estão de parabéns. O Gilmar e a Maria Aparecida trabalharam forte e conseguiram imprimir um bom ritmo de prova, soltando toda a força na reta final. Se continuarem assim, teremos boas perspectivas para um futuro muito breve”, explicou o ex-velocista, também campeão pan-americano dos 200m nos jogos de Santo Domingo, em 2013.
Resultados
Feminino:
- Consolata Cherotich (Luasa Sports/CAIXA) – 35min43
- Maria Aparecida Ferraz (Luasa Sports/CAIXA) – 35min57
- Magdalena Crispin Shauri (Luasa Sports/CAIXA) – 36min11
- Camila Aparecida dos Santos (SESI ESPORTE-MG) – 36min36
- Jenifer do Nascimento Silva (EC Pinheiros) – 36min57
Masculino:
- Gilmar Silvestre Lopes (Pé de Vento) – 30min04
- Jacob Kemboi Kiprotich (Luasa Sports/CAIXA) – 30min25
- Sérgio Celestino da Silva (Cruzeiro EC) – 30min30
- Justino Pedro da Silva (Cruzeiro EC) – 30min50
- Nelson Priva (Luasa Sports/CAIXA) – 30min59
Doze anos de Brazil Run Series/Circuito CAIXA – Realizado desde 2004, o circuito conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. A competição já teve 11 etapas neste ano, em Uberlândia (30/5), Goiânia (7/6), Salvador (28/6), Campo Grande (12/7), Fortaleza (2/8), Recife (9/8), Porto Alegre (30/8), Brasília (13/9), Ribeirão Preto (27/9), Curitiba (18/10) e Belo Horizonte (15/11). A última etapa será em São Paulo (22/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2016.
O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro. Em Minas Gerais, o Circuito CAIXA conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação Mineira de Atletismo.
Mais informações em www.circuitocaixa.com.br
Twitter: @CircuitoCaixa
Facebook: circuitocaixa