O dia 11 de outubro de 2014 foi marcado pelo início de uma empreitada que trouxe novos ares para a BR-163 em Mato Grosso do Sul. Na ocasião, foram iniciados os trabalhos do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) da CCR MSVia, ao longo dos 845,4 quilômetros de extensão da rodovia. E, nesta segunda-feira, as atividades completam 7 anos, com estrutura que proporcionou 931 mil atendimentos durante este período. A média diária ultrapassa 366 eventos.
Levantamento feito pela Concessionária aponta que, do total de atendimentos realizados desde o início da operação até o momento, as ocorrências mais comuns na rodovia foram pane mecânica, com 187 mil casos, seguida de objeto na pista, com 164 mil eventos. Na sequência, aparecem 48 mil atendimentos em casos de pneu furado e 25 mil episódios de pane seca. Foram realizados, também, cerca de 15 mil atendimentos clínicos.
Motoristas, enfermeiros, médicos, socorristas e demais profissionais integram as 17 bases operacionais do SAU, atuando diariamente para que a BR-163/MS continue oferecendo um alto nível de atendimento. Cerca de 500 colaboradores trabalham em regime de revezamento de turnos para dar assistência ao cliente 24 horas por dia.
Uma frota com mais de 80 veículos faz parte da estrutura do SAU, entre eles operam 18 ambulâncias-resgate (05 delas unidades móveis de terapia intensiva), 04 viaturas de intervenção rápida, 09 guinchos pesados, 21 guinchos leves, 24 inspeções de tráfego e 11 caminhões de serviço à disposição dos usuários da rodovia.
O gerente de atendimento da CCR MSVia, Luiz Fernando De Donno, lembra que todos os serviços oferecidos são feitos com forte empenho de cada profissional envolvido, o que resulta na excelência do atendimento e, consequentemente, em mais vidas salvas. E um exemplo claro disso são os 18 partos já realizados pelas equipes médicas do SAU. “Nossas equipes são treinadas constantemente para atuarem nas mais diversas ocorrências. A cada atendimento bem-sucedido, a cada vida salva, temos ainda mais certeza de que estamos no caminho certo”, avalia.
Os serviços contam ainda com apoio do Centro de Controle Operacional (CCO) da CCR MSVia, que monitora a rodovia à distância por meio de 477 câmeras em Circuito Fechado de TV. Também são empregados 18 Painéis Fixos de Mensagens Variáveis e 17 Painéis Móveis de Mensagens Variáveis, instalados em pontos estratégicos para permitir informar, em tempo real, eventuais interferências no tráfego.
Disque CCR MSVia – Paralelamente ao trabalho do SAU, há o Disque CCR MSVia, criado para que o usuário tenha contato direto com a Concessionária. Por meio do telefone 0800 648 0163, é feito o atendimento a motoristas e passageiros que trafegam pela rodovia de forma totalmente gratuita. As ligações s podem ser feitas, inclusive, por celulares.
O Disque CCR MSVia funciona 24 horas por dia e está preparado para receber ligações com pedidos de atendimento na via, socorro a emergências e oferecer informações sobre as condições de tráfego. Ele também funciona como central de recebimento de reclamações, críticas, sugestões e elogios.
O serviço conta, ainda, com uma URA – Unidade de Resposta Automática, que dá informações eletrônicas (automaticamente) das condições de tráfego sem a necessidade de contato direto do usuário com as atendentes, o que amplia a velocidade de atendimento e agiliza a prestação do serviço.