Um filhote de tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) foi encontrado na tarde de sábado (09) em uma plantação de cana-de-açúcar, em Batayporã, a 310 km de distância de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, por funcionários de uma usina sucroenergética. A Polícia Militar Ambiental (PMA) foi acionada para fazer o resgate do animal silvestre.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o animal silvestre aparentava estar bem, apesar de se mostrar bastante estressado. Ele foi resgatado e colocado em uma caixa de contenção.
Os funcionários da usina não souberam informar os motivos pelos quais a mãe teria abandonado o filhote. Policiais ambientais acreditam que o barulho intenso das máquinas de colheita da cana pode ter afugentado a mãe.
O filhote de tamanduá-bandeira recebeu hidratação e alimentos fornecidos pelos policiais ambientais, e mesmo não apresentando ferimentos, foi encaminhado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) em Campo Grande, para possível reintrodução em seu habitat natural.
Com informações da Assessoria de Imprensa da PMA/MS