Especialista na ciência do vinho, o enólogo domina todas as etapas da produção da bebida, desde o plantio ao envasamento e atrai a curiosidade de muitas pessoas. Que tal aproveitar o Dia do Enólogo, comemorado nesta sexta-feira (22.10), para desmistificar essa profissão que encanta os amantes do vinho?
A origem da palavra “enólogo” vem do grego “eno”, que significa “vinho”, acompanhada de “logo”, que quer dizer “estudo”, ou seja, aquele que estuda o vinho. Todavia, a profissão se tornou bem mais abrangente e representativa no mercado mundial nos últimos anos.
No Brasil, o profissional é amparado pela Associação Brasileira de Enologia, que desde 1976, promove a cultura vitivinícola e estabelece uma relação harmônica entre os enólogos e consumidores. A entidade é reconhecida internacionalmente e participa com representantes dos mais diversos concursos internacionais de vinhos promovidos sob a chancela da Organização Internacional da Uva e do Vinho.
E não basta apenas apreciar a bebida para se tornar um enólogo. A formação pode ser feita por curso técnico ou graduação em agronomia ou enologia. Ele precisa conhecer de diversas disciplinas, como entomologia, matemática, estatística, geologia, botânica, microbiologia, física, economia, climatologia, química, dentre outras.
Além disso, o enólogo deve estar por dentro de tudo o que se relaciona com o universo da vinícola, como a elaboração, controle de qualidade e análise sensorial, também distribuição e comercialização de vinhos.
Ao final, esse especialista está apto nas habilidades da escolha do solo, métodos de plantio, colheita, fermentação, técnicas para engarrafamento, envelhecimento e a venda, ou seja, passa a acompanhar todo o processo de elaboração do vinho, sendo de suma importância para a padronização e a excelência de um rótulo.
Vinhos, onde encontrar – Bom, depois de conhecer mais sobre esse profissional incrível, chegou a vez do apreciador de vinho saber que encontra grande variedade da bebida, seja tinto, branco ou rosé, com rótulos de diversas nacionalidades, entre brasileiros, portugueses e chilenos e preços especiais nas lojas Fort Atacadista. Nas unidades, os consumidores também podem adquirir vários tipos de queijos, salames e massas, que harmonizam com vinhos.
Alguns vinhos são exclusivos e encontrados somente nas lojas do Fort, como os chilenos Macool, Gryphoz, Tubul e Paso Grande, e os portugueses Mosaico, Azulejo e Riberia. Já os espumantes são oferecidos nas marcas Aurora, Macool, Chandon, Foucaud e Lunar Moscatel.
Todos esses produtos de qualidade podem ser comprados com preços especiais no cartão de crédito próprio da rede, o Vuon Card, adquirido de forma rápida e simples em qualquer unidade da rede.
Em Campo Grande, o Fort Atacadista possui 7 lojas estrategicamente distribuídas pela cidade para o conforto do cliente, e a loja que possui a linha completa de vinhos do portfólio do atacarejo, é a loja 170 – Coronel Antonino, que fica na Rua São Borja, 586, aberta de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 20h.