Na noite desta segunda-feira (25), o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul lançaram o Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade que inclui ações de melhorias voltadas para impulsionar o desenvolvimento local. A iniciativa foi desenvolvida por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde março deste ano. De acordo com o prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, o plano é importante para auxiliar a administração pública a agir de forma mais assertiva e trazer, ainda mais, resultados para a cidade.
“Assumimos um mandato e percebemos a necessidade de buscar um diagnóstico para o nosso município com a proposta de identificar onde estamos, para onde vamos e quais seriam as estratégias a serem traçadas para alcançarmos o crescimento da nossa cidade. O Sebrae veio para contribuir com esse processo dentro das potencialidades que temos, então, esse planejamento irá nos ajudar para que possamos trazer o desenvolvimento, geração de emprego e renda, e qualidade de vida para a nossa população”, ressaltou o gestor.
O Plano de Desenvolvimento Econômico de Nova Alvorada do Sul é composto por 20 ações voltadas para fomentar a agricultura familiar, fortalecer o comércio local, além de impulsionar a área de cultura. Na data, o documento foi apresentado ao público pela secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Elisméia de Lima, que ressaltou o fato de as ações terem sido elencadas de forma colaborativa.
“Nova Alvorada do Sul é uma cidade nova, iremos completar nesta semana 30 anos, e essa é a primeira vez que é feito um Plano de Desenvolvimento Econômico para o município. Construímos, junto com a sociedade, com os comerciantes, com os pequenos produtores, com a câmara de vereadores e demais entidades, um plano para desenvolver o município em todos sentidos visando, principalmente, aproveitar a logística que Nova Alvorada oferece, já que a cidade liga a BR-163 com a BR-267 e está inserida na Rota Bioceânica”, pontuou a secretária.
As ações elencadas no plano irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve análises e entregas estratégicas para alavancar o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.
“Há sete meses, o Cidade Empreendedora é executado aqui em Nova Alvorada do Sul e, nesse período, muitas iniciativas já foram feitas, dentre elas, a visita aos pequenos negócios para dar suporte e levar soluções aos empreendedores. Agora entregamos o Plano de Desenvolvimento Econômico com 20 ações que foram pensadas em conjunto com a sociedade civil, Sindicato Rural e Associação Comercial, para impulsionar o desenvolvimento. Nova Alvorada do Sul é um município pujante com várias potencialidades. Contem com o Sebrae, para promover a transformação da cidade e colocar Nova Alvorada do Sul, ainda mais, em destaque no âmbito estadual”, enfatizou Mendonça.
Na data, também estiveram presentes durante o Lançamento do PDE, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Alvorada do Sul (ACINAS), Nelson Fernandes, e o presidente da Câmara Municipal, Renilson César da Silva. Após a solenidade, foi promovida para o público a palestra “O catador de sonhos”, ministrada pelo empreendedor, case de sucesso, Geraldo Rufino.
Melhorias para a Sala do Empreendedor
Além da apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico, durante o evento o Sebrae/MS também entregou para a Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul um kit para a Sala do Empreendedor composto por dois notebooks, camisetas e um Memorial Descritivo que apresenta um novo layout para o espaço.
Com a proposta de transformar a Sala do Empreendedor em um ambiente cada vez melhor para atender os empresários locais, o projeto será executado a partir desta entrega e a inauguração está prevista para o próximo ano. O local desempenha o papel de apoio ao comércio local, com atendimento voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).
De acordo com a agente de desenvolvimento de Nova Alvorada do Sul, Thamires Menezes, além de ter um novo visual, a Sala do Empreendedor irá funcionar em um prédio mais próximo da população. “Atualmente atendemos os empreendedores na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, porém, no próximo ano, estaremos na Rua Aíres Francisco de Lima que fica bem ao lado da Prefeitura Municipal. No novo prédio irá funcionar uma parte da secretaria e também a Sala do Empreendedor. Será um espaço na área central da cidade e de fácil acesso a todos os comerciantes, principalmente, aos MEIs”, pontuou Thamires.
Para mais informações a respeito do programa Cidade Empreendedora, entre em contato com o Sebrae/MS por meio do número 0800 570 0800.