Estratégicos no agronegócio de MS, São Gabriel do Oeste e Amambai iniciam novo ciclo nos sindicatos

Os presidentes de Amambai e São Gabriel do Oeste: Ronan Nunes da Silva e Júlio Bortolini, respectivamente – Fotos: Divulgação

Os presidentes de Amambai e São Gabriel do Oeste: Ronan Nunes da Silva e Júlio Bortolini, respectivamente – Fotos: Divulgação

São Gabriel do Oeste tem o maior IDR – Índice de Desenvolvimento Rural do Estado e o 4º maior do País. Além disso, apresenta o 6° maior IDH – Índice de Desenvolvimento Humano no ranking nacional e é referência também na produção de soja, milho e pecuária, com destaque na suinocultura. Do mesmo modo, Amambai se destaca na agricultura, tomando em conta que quando o assunto é soja, o município colheu 195,7 milhões de toneladas na safra 2014/15 e a colheita de milho deve atingir 285,2 mil toneladas na safra 2015/16, sendo o 12º maior produtor do Estado.

As duas cidades estratégicas para o agronegócio sul-mato-grossense iniciaram na última sexta-feira (20), um novo ciclo de liderança, com a realização da cerimônia de posse simultaneamente nos dois municípios. O IDR, citado no início da matéria, é resultado de uma pesquisa realizada pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e FGV – Fundação Getúlio Vagas, com base nos dados do Censo Demográfico de 2010, do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas.

Em São Gabriel do Oeste, o presidente, Júlio Bortolini, se manterá à frente da instituição por mais três anos. O evento no município, contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas. Durante a cerimônia de posse, o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, destacou que a produtividade elevada do município exige uma mão de obra qualificada e, neste contexto, o trabalho do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, instituição que compõe o Sistema Famasul, é essencial para alavancar ainda mais o setor. “O Senar/MS capacitou em São Gabriel do Oeste mais de 1.100 pessoas em 2014, resultado que deve ser superado este ano, mostrando a importância da capacitação para o desenvolvimento rural”.

O presidente do sindicato rural, Julio Bortolini, enfatizou que a união dos produtores e o trabalho desenvolvido no sistema sindical são responsáveis pela expoente visibilidade de São Gabriel do Oeste. “Há muitos anos estamos colhendo os frutos do trabalho feito pela classe produtiva”, salientou o dirigente, dando destaque à união do setor. “Os onze sindicatos da região Norte se uniram para realizar ações em prol de demandas em comum, como o CAR – Cadastro Ambiental Rural, por exemplo. O intuito do nosso grupo é preservar o produtor rural”.

Participaram da cerimônia de posse, a diretora secretária do Sistema Famasul, Terezinha Cândido, também presidente do sindicato rural de Coxim; o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, que é atual diretor do sindicato; o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim; o vereador, Valdecir Malacarne, o comandante da Polícia Militar Região Norte, o Tenente Coronel, Adão Rosa dos Santos Gomes; os presidentes dos sindicatos Rurais de: Camapuã, Saturnino Silvério Pereira; de Rio Verde, Niuto Pereira de Souza e de Bandeirantes, João Nelson Lyrio.

Já a nova diretoria do Sindicato Rural de Amambai assume a gestão para o triênio 2016-2018 com o desafio de dar continuidade a um trabalho que teve como principal objetivo a união e o fortalecimento do setor rural.  Durante o evento, o vice-presidente do Sistema Famasul, Nilton Pickler, reforçou o apoio da Federação para as ações promovidas na região e destacou os números de produtividade registrados na última safra. “O trabalho árduo dos produtores rurais está comprovado pelos números da safra 2014/15 para soja e milho. A média por hectare foi de 50 sacas para soja e 95 para milho, igualando o município a regiões que já cultivam grãos há muito mais tempo”, considerou.

O atual presidente do Sindicato Rural de Amambai, Ronan Nunes da Silva, ressaltou que a diretoria empossada terá a responsabilidade de dar continuidade a um trabalho sólido e que já conta com aprovação da maioria dos associados. “Comecei há um mês a acompanhar as atividades do sindicato para me familiarizar com o trabalho e manter o ritmo da atual gestão. (…) Nosso objetivo é alcançar muito mais pessoas oferecendo qualificação profissional”, detalhou.

O evento teve participação do prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa; do presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja, Christiano Bortolotto; do diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Jaime Bambil e representantes do sistema de Segurança Pública estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo