Com estratégias inovadoras e grande capacidade de adaptação, as farmácias das redes administradas pela Farmarcas, Associação Multimarcas de Farmacias e Drogarias, se destacaram no mercado nacional em 2021, com um crescimento muito acima do mercado farmacêutico como um todo.
Dados apresentados recentemente pela IQVIA, auditora desse mercado, apontam que a soma do faturamento das lojas nos últimos doze meses (finalizados em dezembro) cresceu 34,59%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O mesmo levantamento apontou que o varejo farmacêutico como um todo cresceu nesse mesmo período 10,80%. Ou seja, as lojas das redes da Farmarcas cresceram três vezes mais que o mercado, o que a consolida como o 4º maior grupo do setor.
“O resultado da Farmarcas para 2021 é muito significativo, sendo que atingiu o objetivo que era R$ 5 bilhões de faturamento, esse valor era de R$3,7 bilhões em 2020. O número é bastante relevante, estando dentro do objetivo chave que é dobrar o faturamento da empresa até 2025”, analisa o presidente da Farmarcas, Edison Tamascia.
Um detalhe que os números mostram é que em todas as regiões do país a associação manteve ou ganhou posições entre as os maiores grupos econômicos, mantendo-se como primeira rede no Norte, segunda no Centro-Oeste e quinta na região Sudeste. Em duas regiões ocorreram crescimento de posições, passando de nono para sétimo no Nordeste e saltando de décimo-sexto para nono no sul.
Crescimento estruturado
Destaque da Farmarcas em 2021 foi o crescimento estruturado nas lojas novas e nas maduras (com mais de dois anos de funcionamento), nesse período faram abertas 142 lojas. “Podem dizer que a associação cresce por que abre loja? Sim, em partes. Contudo o crescimento tem outros importantes motivos, quando se pega a atuação de lojas maduras o crescimento é de 21,17%, por exemplo”, analisa o presidente da Farmarcas.
O levantamento da IQVIA também apontou os fatores que impulsionam o resultado da Farmarcas, sendo que 13,7% desse crescimento é relacionado a aberturas de lojas, 3,4% foi por reajuste de preços e 17,5% estão relacionados ao crescimento de volume de vendas nas mesmas lojas.
Atualmente a Farmarcas é formada por 1.330 lojas de 12 redes (AC Farma, Bigfort, Drogarias Maestra, Entrefarma, Farma100, Farmavale, Maisfarma, Maxi Popular, Mega Pharma, Super Popular e Ultra Popular).