A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (09), a informação de que policiais da corporação, lotados no município de Bonito, a 297 km de distância de Campo Grande, capital do Estado, flagraram uma estrada sendo aberta de forma ilegal em uma propriedade rural.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na sexta-feira (06), durante uma fiscalização de rotina. A estrada possui cerca de 600 metros de comprimento por 6 metros de largura, e foi aberta com o uso de máquinas pesadas, próximo ao Rio Formoso.
O infrator foi autuado administrativamente e multado em R$ 20 mil, por crime ambiental. Ele não possuía licença ambiental para a abertura da estrada.
Para a construção da estrada, foi necessário a derrubada de árvores e de vegetação nativa, protegidas por lei, além de intervenção no solo, como a inserção de cascalho e colocação de manilhas pluviais.
As obras foram embargadas e a madeira proveniente da derrubada das árvores foram apreendidas.
O infrator foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por crime ambiental por realizar atividade potencialmente poluidora sem a devida licença ambiental emitida por um órgão competente, seja na esfera estadual ou federal.
Caso seja condenado pela Justiça, o empresário poderá pegar uma pena de prisão que varia de 3 a 6 meses. Além disso, ele terá que regularizar a situação junto a um órgão ambiental.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS