São Paulo (SP) – De acordo com a analista de mercado americana, Grand View Research, o tamanho do mercado global de óculos foi avaliado em US$ 147,60 bilhões em 2020 e espera-se que se expanda a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 8,5% até 2028.
Entre os motivos apresentados estão a crescente popularidade do conceito de moda entre as gerações mais atuais, que fazem com que os fabricantes projetem mais modelos, com diversas características, que se tornam atraentes para o mercado, fazendo com que a economia do segmento aumente.
Além disso, com a pandemia, o uso de telefones celulares, telas de computador e televisões se intensificou, uma vez que os trabalhos e estudos se tornaram remotos e que esses foram os um dos meios encontrados de entretenimento. Isso fez com que a fadiga ocular se tornasse mais presente entre pessoas de todas as idades e que os óculos, fossem mais do que um acessório, um item de necessidade para a saúde da visão.
No Brasil, os dados do setor também são promissores, pois devido a esses motivos citados anteriormente, a busca por esse item entre os consumidores cresceu, segundo a Abióptica, maior entidade do ramo. Comparando com os dados da Sociedade Brasileira do Varejo e do Consumo (SBVC), que revelou que apenas 1% dos maiores varejistas do país pertencem ao setor, é possível concluir que no país ainda há muito espaço para investimentos do ramo.
Diante disso, a QÓculos, rede de franquias de ótica, também sentiu essa alta.
Somente em 2021 foram 09 unidades inauguradas da rede e já no primeiro trimestre de 2022 foram mais de 5.000 óculos de grau vendidos, 1.500 de óculos de sol e 1.500 de lentes de contato, totalizando um faturamento de mais de R$5 milhões, sendo um crescimento de 110% entre janeiro e março, comparado ao ano passado.
“É nítido ver o tanto que esse segmento vem crescendo, conforme vamos nos adaptando às gerações e tendências. Antigamente, o óculos era visto apenas como um instrumento para auxiliar na visão, mas hoje, além de ter essa função, ela conta com características e benefícios que correspondem às necessidades da atualidade, como o filtro de luz azul. Sem falar nos inúmeros modelos e formatos que são oferecidos se tornando um artigo de moda também”, conta Odilon Neto, fundador da QÓculos.
Neto finaliza dizendo que a projeção para o final do ano é de mais 10 unidades inauguradas, totalizando 37 espalhas pelo Brasil, e com uma expectativa de crescimento de 80%, fechando 2022 com faturamento de R$ 30 milhões.