São Paulo (SP) – As duplas favoritas garantiram nesta sexta-feira (17) lugar nas semifinais femininas do ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22, o maior torneio de Beach Tennis da temporada 2022, que conta com os melhores jogadores do ranking mundial, vindos de 17 países. A parceria número 1 do mundo, das italianas Giulia Gasparri e Ninny Valentini, as cabeças de chave 2, a brasileira Rafa Miiller e a venezuelana Patty Diaz, as também italianas Sofia Cimatti e Nicole Nobile – cabeças 3 – e as atuais campeãs, as brasileiras Vitória Marchezini e Marcela Vita – quartas pré-classificadas – vão em busca das vagas na final. Os jogos começam às 9h, na arena montada na área externa do estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Gasparri e Valentini enfrentam Marchezini e Vita. E Cimatti e Nobile jogam contra Miiller e Diaz – parceiras técnicas da Decathlon. As semifinais e finais serão realizadas neste sábado (18).
Gasparri e Valentini derrotaram nas quartas de final a alemã Maraike Biglmaier e a espanhola Eva Palos – cabeças 6 – por 6/2 e 6/2. E Vitoria e Marcela passaram pela brasileira Joana Cortez e a italiana Verônica Visani (cabeças 7) por 6/4 e 7/5. Rafa Miiller e Patty Diaz garantiram vaga na semifinal ao vencerem as italianas Veronica Casadini e Giulia Trippa por 6/2 e 6/1, mesmas parciais da vitória de Cimatti e Nobile diante das compatriotas Sophia Chow e Flaminia Daina – cabeças 5.
“Estamos muito felizes pelo que conseguimos até agora. Sinto que estamos muito bem. E, para a semifinal, temos de estar superpreparadas, focadas desde o início, que será o melhor caminho para levarmos a vitória. Tenho dez anos de carreira, mas nunca perde a emoção, sentindo a mesma adrenalina. Ainda mais com um torneio como este, estrutura cada vez maior, mais pessoas assistindo ao Beach Tennis”, afirma Patty Diaz.
A programação desta sexta na arena começou pela manhã com os jogos das oitavas de final no feminino e, na sequência, no masculino. Entre as mulheres, as favoritas iniciaram o dia vencendo, garantindo vaga nas quartas de final da tarde. As cabeças de chave 1, Gasparri e Valentini, avançaram após ganharem o primeiro set e contarem com a desistência das brasileiras Samantha Barijan e Raquel Iotte: 7/6 e 3/1 (retirada).
Nas vitórias brasileiras, Rafa e Patty marcaram um duplo 6/0 na dupla brasileira Helena Andrade e Brunella Paiva. E as atuais campeãs, Vitória Marchezini e Marcela Vita também confirmaram o favoritismo diante de Isabela Garrido e Isadora Simões: 6/3 e 6/0. Joana Cortez e Veronica Visani passaram pelas brasileiras Livia Blanque e Bruna Goldemann por 6/2 e 6/2.
Já as italianas Cimatti e Nobile garantiram lugar nas quartas de final vencendo as brasileiras Fernanda Firmo e Isabelle Vechi por 6/2 e 6/1. E suas compatriotas Casadini e Trippa derrotaram as também brasileiras Marília Camara e Flavia Muniz – 6/3 e 6/4 -, e Chow e Daina ganharam da dupla brasileira Julia Rocha e Antonia Thompson por 6/2 e 6/0. Completando a rodada das oitavas, Biglmaier e Palos marcaram 6/1 e 6/0 em Julia Cunha e Andressa Konell, do Brasil.
Atuais campeões vencem mais uma no masculino – O italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti, cabeças de chave 2 e atuais campeões do torneio, garantiram a segunda vitória em Brasília e a vaga nas quartas de final ao derrotarem os brasileiros Leonardo Branco e Daniel Mola por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 4/6 e 10-6. Já os cabeças 1, o espanhol Antonio Miguel Gomes Viera e o italiano Michele Cappelletti – parceiro técnico da Decathlon – venceram os brasileiros Ralff Abreu e Vinícius Chaparro por 2 a 0 – 6/0 e 6/2 – para avançar.
Entre os brasileiros que aparecem como favoritos, ao lado dos destaques do exterior, André Baran, jogando com o russo Nikita Burmakin, como cabeças 3, passou pelos brasileiros Giovanni Cariani e Andres Ludwig por 6/3 e 6/4. Vini Font, ao lado do parceiro italiano Marco Garavini, cabeças 8, venceu a dupla do Brasil fomada por Lucas Cherione e Rodrigo Schaefer por 6/0 e 7/6. Já os brasileiros Victor Gonzaga e Felipe Roman surpreenderam os cabeças 6, os também brasileiros Allan Oliveira e Thales Santos, marcando 6/1, 3/6 e 13-11 para chegar às quartas de final. E a dupla do Brasil, cabeça 7, Daniel Schmitt e João Wiesinger, foi surpreendida por Ramon Guedez, da Veneuzuela, e Aksel Samardzic: 6/2, 4/6 e 10-8.
Quem também deixou o torneio nas oitavas de final foram os cabeças 4, o italiano Tommaso Giovannini e o francês Theo Irigaray. A vitória foi da dupla Maksimilians Andersons, da Letônia, e Gerard Rodriguez Querol, da Espanha: 7/5 e 6/4. Já a dupla da Itália, Doriano Beccaccioli e Diego Ollettinari, cabeças 5, avançou diante dos brasileiros Rafael Agulha e Airton Macedo: 5/7, 6/1 e 12-10.
As quartas de final: Cappelletti/Viera x Guedez/Samardzic; Andersons/Querol x Font/Garavini; Gonzaga/Roman x Baran/Burmakin e Beccacciolli /Bollettinari x Gianotti/Spoto. Quem vencer disputa as semifinais neste sábado.
No total, incluindo o quali, que classificou quatro duplas no feminino e quatro no masculino para a chave principal, o torneio reúne 120 jogadores no profissional. E conta, ainda, com 400 atletas nas chaves amadoras, vindos de diversos estados brasileiros.
Esta é a segunda edição do evento em Brasília que, depois do sucesso de 2021, eleita a melhor competição do ano pela ITF, volta à capital do País ainda mais forte, distribuindo a maior pontuação e a maior premiação da temporada. Foi montada uma arena de 10.000 m², com 11 quadras. Duas delas com arquibancada. Uma para 500 pessoas e outra uma superquadra para 2.000 pessoas. Mais do que um torneio, quer ser uma plataforma de experiências, com atendimento personalizado e áreas para o público como Praça de Alimentação com diversas opções, muro de escalada, miniquadra de Beach Tennis, ações de ativações com diversos brindes, Boulevard com grandes marcas e apresentações musicais.
Brasil, centro mundial do Beach Tennis – O Brasil é hoje o centro mundial do Beach Tennis, o esporte que mais cresce no planeta. Das 2 milhões de pessoas que jogam no mundo, o Brasil soma 800 mil. Um levantamento dos números dos torneios oficiais da Federação Internacional de Tênis (ITF) ao redor do planeta aponta para um crescimento de mais de 2.000% do Beach Tennis desde 2008. Crescimento em que o Brasil aparece com destaque. Em 2022, o circuito mundial terá 71 torneios, sendo 20 deles no País. Dos 11 maiores campeonatos da temporada, 6 serão no Brasil. A premiação total do circuito será de 753 mil dólares e o País vai distribuir metade deste valor, 380 mil dólares, sendo 55 mil dólares na competição desta semana no Distrito Federal.
Uma das principais novidades para este ano é a parceria do torneio com a Decathlon, maior loja de artigos esportivos no mundo, que chega ao evento com a marca própria Sandever, especializada em Beach Tennis. A empresa marcará presença na competição desde a bola oficial até as raquetes e redes. Todos os produtos foram desenvolvidos por praticantes e em parceria com atletas internacionais para garantir a melhor qualidade técnica e prazer na prática do esporte.
O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22 é apresentado pelo Banco BRB, com patrocínio máster da Decatlhon e apoio máster da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O evento tem o patrocínio da Alto Giro e da Coca-Cola Sem Açúcar, contando também com o apoio do SESC, do Grupo Lig, da Reitec Fibra, da Granado, da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, da Administração do Plano Piloto e do Hospital Brasília que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.
É um evento oficial da International Tennis Federation, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Brasiliense de Tênis, com a realização do Instituto Pró Brasil e promoção da Zenith Marketing.
Programação
Dia 18 (sábado) – Abertura da arena às 9h até 23h – com Semifinais e Finais Masculina e Feminina.
Dia 19 (domingo) – Abertura da arena às 9h até 18h – com quartas de final, semifinais e final de Duplas Mistas.
Acompanhe os jogos ao vivo: https://www.youtube.com/c/ProgramaPLAYBT/videos