Uma lontra foi vista na tarde de sexta-feira (24) passeando tranquilamente pelas ruas de Taquarussu, a 310 km de distância de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O animal parecia assustado e os moradores acionaram uma equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA).
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, a lontra corria risco de ser atropelada ou atacada por cães. O animal silvestre foi acuado em um canto, atrás de uma motocicleta.
Os policiais militares ambientais chegaram rapidamente ao local e resgataram a lontra utilizando um puçá e cambões. Após, ela foi colocada em uma caixa de contenção.
A lontra foi levada a um médico veterinário que constatou que ela estava bem, sem ferimentos aparentes. Após, o animal silvestre foi levado para o Rio Paraná, aonde foi solto.
O animal silvestre resgatado é uma fêmea jovem e está presente nos rios de Mato Grosso do Sul. As lontras são mamíferos que vivem tanto no Brasil quanto em outros países da América do Sul.
A lontra encontra-se na lista da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN – Sigla em inglês), como uma espécie quase ameaçada de extinção, devido ao avanço humano em áreas que deveriam ser preservadas e, sobretudo, devido a deterioração dos rios na América do Sul.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS