A diretoria do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, biênio 2015-2018, foi empossada na noite dessa quarta-feira (02) em uma sessão solene que reuniu a diretoria do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, presidentes de sindicatos rurais de vários municípios, representantes de instituições, autoridades locais e produtores.
Reeleito por mais três anos para continuar à frente da instituição, o presidente Eduardo Sanches recepcionou os convidados na sede do sindicato, junto com funcionários e diretores.
O presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, participou da cerimônia acompanhado da diretora secretária, Terezinha de Souza Candido Silva, e do diretor executivo, Lucas Galvan.
Com atividade econômica concentrada nas áreas industrial e de serviços, devido à localização geográfica em relação aos mercados consumidores dos estados de São Paulo e Goiás, Aparecida do Taboado tem investido nos últimos anos no aprimoramento da pecuária e também em novas alternativas de renda para o produtor, como heveicultura e o cultivo de soja.
Para o presidente da Famasul, Mauricio Saito, o município localizado a 372 quilômetros de Campo Grande contribui para que o Estado se destaque no cenário nacional como referência em produtividade.
“No Brasil, somos referência e esse prestígio reflete o compromisso e esforço de produtores rurais como os de Aparecida do Taboado que, em situações mais desafiadoras, dão exemplo de empreendedorismo”, afirmou Saito durante a cerimônia.
No discurso, Mauricio Saito salientou sobre o comprometimento e dedicação do presidente reeleito e dos membros da diretoria, e pontuou as parcerias promissoras que o sindicato tem firmado.
“Sabemos das inúmeras dificuldades enfrentadas no município e são nessas situações que também enxergamos as oportunidades. Aparecida do Taboado tem produtores com capacidade empreendedora muito elevada. Um excelente exemplo é a parceria com a Fundação Chapadão, que tem desenvolvido pesquisas e conhecimento. Iniciativas que nos alegram e inspiram, pois traduzem a prioridade da nossa gestão: capacitação e conhecimento”, explicou.
A cerimônia teve a presença do prefeito de Aparecida do Taboado, José Robson Tamara Rodrigues Almeida; do representante da Câmara Municipal, Gustavo Carvalho Rodrigues; da presidente do sindicato rural de Coxim, Terezinha de Souza Candido Silva; do presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Antônio de Amaral, que foi acompanhado pelo tesoureiro e pelo diretor suplente; da presidente do Sindicato Rural de Ivinhema, Edy Elaine Biondo Tarrafel; do diretor do Sindicato Rural de Três Lagoas, Ivan Carrato; e do representante da Iagro no município, vereador Gustavo Michelin.
No discurso de posse, Eduardo Sanches reforçou a importância das parcerias e destacou o foco no profissionalismo do setor rural.
“Nossa proposta é realizar uma gestão profissional para melhorar o que já existe e possibilitar novos investimentos, como vem acontecendo com a parceria citada pelo Mauricio Saito, com a Fundação Chapadão. Produzir soja é um desafio, pois a precipitação pluviométrica na época da florada é baixa, dificultando o desenvolvimento da cultura. Cultivamos 35 variedades de soja disponibilizadas pela Fundação, trabalhamos com o sistema de irrigação, nos dois primeiros anos, e os resultados foram ótimos. Assim, buscamos alternativas e tecnologia para fomentar novas atividades e trazer renda a nossa região”, finalizou.