Robert Lewandowski trocou o Bayern de Munique pelo Barcelona na movimentada janela de transferência do futebol europeu. O polonês, entretanto, vai perder um luxo quer qualquer pessoa gostaria de ter: receber carros de graça da Audi todo ano. Mas o atual melhor jogador do mundo não vai ficar a pé no clube espanhol.
Patrocinadora do Bayern de Munique desde 2002, a Audi e o clube bávaro estenderam a parceria, que a princípio terminava em 2025, até junho de 2029. Anualmente todos os jogadores recebem um modelo da marca para ser o carro oficial nas aparições públicas a serviço do Bayern.
Leia também: “O Barça não foi o que eu esperava”, afirma Coutinho sobre saída do clube espanhol
Lewa defendeu o time de 2014 até o final do primeiro semestre deste ano, portanto, teve o privilégio de ter vários carros da montadora alemã na garagem, entre eles TT, RS 7, A8 e o elétrico e-tron.
Leia também: Atual edição do Campeonato Brasileiro tem melhor média de público dos últimos 10 anos
O RS e-tron GT, último carro que o polonês usou no Bayern, tem 598 cv, mas chega a 646 cv no modo de arrancada. A marca de 0 a 100 km/h é feita em 3,3 segundos, a velocidade máxima atinge 250 km/h e a autonomia é de 472 km.
Uma curiosidade do patrocínio entre o clube e a montadora é que os jogadores só podem aparecer no centro de treinamento com o carro da marca. Caso contrário, é cobrada uma multa de 50 mil euros, ou R$ 269 mil na conversão atual.
Leia também: Colecionáveis digitais tomam conta do futebol
Lewandowski nunca apareceu na lista dos indisciplinados, pelo menos publicamente. Mas outras estrelas do time já foram penalizadas, como o meia-atacante francês Kingsley Coman, que chegou ao CT com seu McLaren 720 S, e até o brasileiro Philippe Coutinho, defensor do clube entre 2019 e 2020, que chegou para treinar com o grandalhão Mercedes-Benz Classe G.
Lewandowski vai andar de Cupra
O craque polonês quase trocou seis por meia dúzia. Isso porque a Audi patrocinava o Barcelona e também tinha um contrato para fornecer carros anualmente aos jogadores. Porém, a parceria de 13 anos entre Barcelona e Audi terminou em 2019. E a nova patrocinadora do clube catalão é a Cupra.
Leia também: Blizzard confirma novo jogo mobile baseado em Warcraft: Veja o que se sabe
Ao contrário da marca alemã, que oferecia diversos carros diferentes para que os jogadores escolhessem, a Cupra focou em apenas em um modelo nos primeiros anos de patrocínio. Em 2020, o escolhido foi o Formentor, um híbrido plug-in com motor 1.4 a gasolina e outro elétrico que entregavam 250 cv.
Na temporada passada os jogadores receberam o Formentor VZ, com motor 2.0 turbo de 310 cv e 40,7 kgfm.
A marca espanhola Cupra também pertence ao Grupo Volkswagen, assim como a Audi. Agora é esperar para ver qual será o “carro da firma” de Lewandowski.
Leia também:
• Artilheiro no Brasileirão, Calleri é destaque em jornal da Argentina
• Guia completo para escolher os melhores cassinos online
• Quem é Fábio Carvalho? O meio-campista ligado ao Liverpool