Há 18 anos, o Outback Steakhouse desembarcava no Brasil e trazia na bagagem o conceito de uma marca generosa, divertida e hospitaleira com serviço de qualidade, comida de sabor marcante e atendimento descontraído. O primeiro restaurante da rede foi inaugurado no Rio de Janeiro em 1997 e, atualmente, com 74 unidades em operação, o Outback celebra sua consolidação em território nacional.
“O Brasil nos recebeu muito bem porque os consumidores brasileiros têm um perfil muito parecido com a nossa marca. Somos informais, gostamos de proximidade e temos um estilo jovial”, afirma Salim Maroun, CEO da Bloomin’ Brands no Brasil, detentora da marca Outback Steakhouse.
Presente em 36 cidades, 14 estados brasileiros e Distrito Federal, a rede de restaurantes expande 20% anualmente e já investiu cerca de R$ 400 milhões apenas em infraestrutura nos últimos 18 anos. Em 2016, a companhia manterá o processo de abertura de novos restaurantes com investimento médio de R$ 4,5 milhões por unidade. “Há 18 anos acompanhamos os momentos importantes da vida das pessoas e compartilharemos, cada vez mais, experiências e celebrações com nossos clientes. Entendemos que o brasileiro gosta de novidades, de um ambiente aconchegante, acolhedor e, ao mesmo tempo, descontraído”, diz Maroun.
Outback no Brasil
Atualmente, 8,5 mil Outbackers – como são chamados os colaboradores – formam o time da operação brasileira. Para a rede, investir na qualificação é o caminho certo para manter os bons resultados. Estima-se que mais de 15 mil pessoas tenham sido treinadas para o mercado de alimentação e, atualmente, 68% dos sócios-proprietários dos restaurantes Outback do Brasil são ex-Outbackers. “Queremos sócios que conheçam o trabalho e vivam nossos princípios e cultura, por isso, estamos sempre focados em treinar e ouvir os colaboradores”, afirma Maroun.
Há três anos consecutivos, a unidade de maior participação mundial é a do Shopping Center Norte, em São Paulo. “Felizmente podemos dizer que, dos 10 maiores restaurantes em número de clientes, nove estão no Brasil”, completa o CEO. O crescimento de vendas da rede em território brasileiro no terceiro trimestre de 2015 foi 6,1% maior do que o mesmo período do ano passado.
Hoje, 80% dos insumos utilizados pelo Outback Brasil são produzidos em território nacional. “O Brasil é muito rico nesse quesito. As condições encontradas aqui nos permitem conseguir produtos de alta qualidade, mantendo nosso padrão mundial”, explica Salim Maroun. Outro destaque é a carne. Atualmente, 70% de toda a carne servida nos restaurantes brasileiros são produzidos em território brasileiro.
Por conta da casa
O Outback recebe milhares de aniversariantes por mês. Isso porque, nos restaurantes, quem faz aniversário sempre ganha sobremesa por conta da casa. Há 18 anos a rede é referência em celebrações com amigos e família.
E para compartilhar esse momento especial com os clientes, o Outback se uniu à Rede Cinemark – que também completa 18 anos – e surpreendeu os espectadores em duas sessões nas salas da Cinemark interrompendo o trailer com uma interação ao vivo do ator e humorista Robson Nunes com a plateia.
Na ação, após conversar e interagir com alguns dos convidados, o ator revela o motivo da intervenção e convoca todos a cantar um grande Parabéns para o Outback e o Cinemark. A surpresa fica completa com a chegada dos Outbackers, que entram na sala e presenteiam as pessoas com o brownie que compõe o Chocolate Thunder From Down Under®, uma das mais famosas sobremesas do restaurante.
A divertida surpresa no cinema resultou em um vídeo que mostra as reações dos clientes e toda a comemoração da data especial. O vídeo, veiculado em todas as plataformas digitais de ambas as marcas, também está sendo exibido nas sessões da Rede Cinemark.
“Surpreender o cliente faz parte da nossa essência e compartilhar bons momentos também. O Outback Steakhouse é conhecido pelas pessoas por ser um local de celebrações. Por isso, queremos nos conectar mais uma vez com os fãs da marca e dividir esse momento especial”, diz Renata Lamarco, gerente de Marketing do Outback Brasil.
A ação foi desenvolvida pela ID em parceria com a HSTK. O vídeo da campanha pode ser visto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=g4LkFI_PR1k&feature=youtu.be.
E para completar a ação de marketing, o Outback traz ainda a logo em versão comemorativa, nas cores verde e amarelo, para estampar todos os novos materiais publicitários e a comunicação dentro dos restaurantes.
Sobre o Outback Steakhouse
A rede Outback Steakhouse possui 74 restaurantes no Brasil, está presente em 36 cidades, 14 Estados brasileiros e Distrito Federal. No mundo está em 22 países entre Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais e aperitivos icônicos como a Bloomin’ Onion®, o Outback caiu no gosto do brasileiro graças à qualidade, fartura e sabor marcante da culinária oferecida somados à descontração no atendimento e as instalações aconchegantes.
Sobre a Bloomin’ Brands
Com sede em Tampa, na Florida, Bloomin’ Brands, Inc. é uma das maiores empresas de restaurantes casuais do mundo, com cerca de 90 mil colaboradores e mais de 1.400 restaurantes em 20 países. A companhia é detentora das marcas Abbraccio Cucina Italiana, Outback Steakhouse, Fleming’s Prime Steakhouse & Wine Bar, Bonefish Grill e Carrabba’s Italian Grill.