São Paulo (SP) – O Cariri Cearense teve um fim de semana de muito futebol. E também de lazer e entretenimento. Na cidade de Barbalha foi realizada a terceira etapa do Circuito Futebol Social 2022. Foram 36 jogos, reunindo 20 times – 18 no masculino e dois no feminino -, com jovens carentes de projetos sociais da região, vindos de municípios como Barbalha, Juazeiro, Milagres e Rosário.
No masculino, o campeão foi o Atlético Milagrense, da cidade de Milagres, e no feminino o título ficou com o Projeto Social Juasal, de Juazeiro. Na final, o Atlético derrotou o Cariri Força, de Barbalha, por 5 a 4. E, entre as mulheres, jogaram as duas equipes do Juasal: a B venceu a A por 5 a 3.
Mas, no Circuito Futebol Social, organizado pela ONG Futebol Social, todos são vencedores. Mais do que a disputa, a competição conecta jovens e comunidades carentes, proporcionando novas experiências e oportunidades de futuro, deixando sua marca por onde passa.
No masculino jogaram Desportivo Tiradentes (Juazeiro), Guerreiros do Cariri (Barbalha), Complexidade Mais Infância (Barbalha), Milagres 1, 2 e 3 (Milagres), Atlético Milagrense 1, 2 e 3 (Milagres), Sesc Barbalha 1 e 2 (Barbalha), Cariri Jovens (Barbalha), Rosário Clube (Rosário), Liceu Ensino Pro (Barbalha), Cariri Coração (Barbalha), Sesfa (Barbalha), Caça Talentos (Barbalha) e Cariri Forca (Barbalha). No Feminino, Juasal A e B (Juazeiro).
Nesta temporada 2002 serão oito etapas no Circuito. A próxima, em setembro, está programada para a Grande São Luís, em São Luís, no Maranhão, nos dias 9, 10 e 11. A competição já esteve em Sorocaba (SP), Ananindeua (PA) e Barbalha (CE). Em todas as etapas, paralelamente aos jogos, são realizadas diferentes atividades, como oficinas do Projeto Rexona Quebrando Barreiras.
“Mais uma vez, o Futebol Social movimentou o fim de semana desses jovens, desta vez no Cariri Cearense, em uma grande festa com a participação dos diferentes municípios da região”, destacou Guilherme Araujo, fundador da ONG Futebol Social.
O Circuito faz parte de um movimento pioneiro, promovido ano a ano pela ONG, que dá aos jovens carentes a chance de conhecer, por meio do esporte, outras realidades, proporcionando experiências de vida transformadoras, usando como instrumento principal o futebol, oferecendo às pessoas em vulnerabilidade social um projeto de futuro.
Em busca da vaga na Copa Futebol Social – Além da disputa da etapa em si, em busca de vitórias, os times participam de olho na vaga para a etapa nacional, a Copa Futebol Social, que será realizada em janeiro do ano que vem, em Mongaguá, litoral de São Paulo, com representantes das oito etapas do Circuito. A Copa Futebol Social definirá a seleção brasileira para o Campeonato Mundial de Futebol Social (Homeless World Cup), marcado também para 2023, em Nova York (EUA), com jogos no masculino e no feminino. O Brasil é tricampeão mundial no masculino (2010, 2013 e 2017) e campeão no feminino, em 2010.
Oito etapas em cinco estados – A Rede Futebol Social conta com dez núcleos principais: São Paulo (São Paulo, Mongaguá, Sorocaba e Parelheiros), Pará (Ananindeua), Ceará (Barbalha), Maranhão (São Luís), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e São Gonçalo) e Distrito Federal (Brasília). O Circuito Futebol Social 2022 será disputado ao longo do ano em oito etapas em cinco estados e no Distrito Federal a partir dos 10 núcleos, envolvendo mais de 100 entidades e impactando diretamente cerca de 1.200 jovens e, indiretamente, ao menos 10 mil jovens.
“Futebol Social: ganhar é virar o jogo!” – Participam da ONG Futebol Social jovens de 16 a 20 anos, que vivem em situação precária de moradia (ou sem moradia), sob risco social e sem condições plenas de desenvolvimento, ligados a projetos sociais e/ou movimentos comunitários que fazem parte de Rede Futebol Social. Hoje são mais de 100 projetos parceiros. “Futebol Social: ganhar é virar o jogo!” é o lema da Ong.
O Circuito Futebol Social 2022 é uma realização da ONG Futebol Social, com patrocínio da Sul América e CSN. A Copa Futebol Social tem patrocínio do Nubank.
Calendário 2022
Circuito Futebol Social
Sorocaba/SP – Interior SP – 24, 25 e 26 de junho
Parelheiros – Índios Guarani – 9 de julho (etapa extra)
Ananindeua/PA – Grande Belém – 22, 23 e 24 de julho
Barbalha/CE – Cariri Cearense – 12, 13 e 14 de agosto
São Luís/MA – Grande São Luís – 9, 10 e 11 de setembro
Brasília/DF – Capital da República – 21, 22 e 23 de outubro
São Gonçalo/RJ – Grande Rio – 4, 5 e 6 de novembro
São Paulo/SP – Grande SP – 9, 10 e 11 de dezembro
Mongaguá/SP – Baixada Santista – 13, 14 e 15 de janeiro de 2023
Copa Futebol Social
Mongaguá/SP – Baixada Santista – 20, 21 e 22 de janeiro de 2023