Sebrae promove teatro-palestra sobre cooperativismo e inovação em Terenos

Ação sociocultural foi realizada por meio do programa Cidade Empreendedora, executado em parceria com a Prefeitura Municipal

Foto: Divulgação

Em Terenos, produtores de leite e estudantes da Escola Municipal Salustiano da Motta, localizada na zona rural do município, tiveram a oportunidade de participar de uma ação sociocultural promovida, na última sexta-feira (16), pelo programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal. Na data, a iniciativa trouxe o teatro-palestra “Chico Santo e a vaca Estrela” que abordou temáticas como o cooperativismo e inovação.

A peça foi apresentada pelo engenheiro agrônomo e dramaturgo Manoel de Matos, que expôs de forma lúdica os desafios que os produtores de leite enfrentam no cotidiano da profissão. A trama também promoveu uma reflexão sobre a chegada das novas tecnologias no campo, mostrando que é possível a adoção de novos hábitos, além de reforçar a importância do trabalho em conjunto por parte dos produtores. De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Humberto Dionísio, a ação sociocultural foi promovida com a proposta de sensibilizar o público.

“Quisemos mostrar que o pequeno produtor que vive do leite pode, aos poucos, aprender novas técnicas e melhorar a qualidade daquilo que produz. Sabemos que, muitas vezes, existe uma resistência ao novo, até mesmo por insegurança de dar errado, porém aderir às novas tecnologias com acompanhamento, pode trazer não só mais rentabilidade, mas também mais qualidade de vida para quem mora no campo. Outro ponto importante foi mostrar a relevância do olhar coletivo dentro das propriedades rurais, pois a partir do momento que há a cooperação, todos conseguem ir mais longe”, destacou.

Para quem participou da iniciativa sociocultural como a moradora do Assentamento Patagonia, Janully Alves Brites, a palestra-teatro impulsiona os moradores a buscar inovação no que realizam. “Acredito que a ação foi um grande incentivo e ajuda que recebemos, pois quanto mais conhecimentos possuímos, com mais facilidade realizamos nosso trabalho no cotidiano. Outro ponto importante é podermos compartilhar o que aprendemos com nossos amigos e familiares, contribuindo com a nossa comunidade”, concluiu.

Já para o tirador de leite e morador do Assentamento Campo Verde, Vinicius Santana, o momento não só foi de aprendizado, como também de reflexão sobre os processos no campo. “Foi uma ação muito boa, e eu gostei muito de ter participado. Porque além de aprender, consegui perceber coisas que tenho que abrir mão, se desejo ir para frente”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo