Estreante e conhecido apenas por quem acompanha o cenário do rally no Brasil, Lucas Moraes segue surpreendendo na 45ª edição do Dakar, a prova mais importante e difícil da modalidade. Nesta quarta-feira (4), o piloto da equipe belga Overdrive Racing terminou a corrida na oitava colocação, fato que o alçou para o sexto lugar na classificação geral da categoria Carros, a que conta com os veículos e competidores de maior renome no esporte.
À frente de Lucas estão somente craques, como o atual campeão do Dakar, o catariano Nasser Al-Attiya (Toyota), além candidatos à vitória lendários, como espanhol Carlos Sainz (Audi) e o francês Stéphane Peterhansel (Audi). O brasileiro é também o único rookie entre os 15 melhores da prova.
Moraes é o atual bicampeão do Rally dos Sertões, prova que, apesar de importante, não tem a mesma visibilidade internacional que o Dakar. Além disso, tem chamado a atenção o respeito que Moraes tem mostrado pela competição disputada nos desertos da Arábia Saudita. “Estou aprendendo mais a cada dia. E encaro cada dia como um novo desafio a ser superado”, diz ele. “O Dakar não é apenas difícil tecnicamente, é também extenuante, longo e perigoso. Basta ver a quantidade de quebras, acidentes e abandonos em todas as categorias. Tem que respeitar, mas ao mesmo tempo tem também que encarar de verdade o desafio. Não é uma fórmula fácil de resolver”, avalia o atleta Red Bull, que disputa a corrida com patrocínio da SpeedMax Pneus.
Nesta quarta-feira, que correspondeu ao quarto dia de corrida, Moraes voltou a se referir à experiência em sua estreia como “aulas importantes”. “Hoje, eu consegui ter mais duas aulas importantes. Lá pelo km 100 da especial, eu consegui ir atrás do Mattias Eckstron (Audi), que é bem rápido; fui seguindo e observando a técnica, vendo o que eu poderia adaptar à minha pilotagem. Em seguida, consegui colar no Nasser (Al-Attiya, atual campeão, Toyota) e consegui segui-lo por uns 30 ou 40km até chegar em um trecho que levantava muita poeira. Então, por segurança, decidi abortar a estratégia. Mas foram momentos muito proveitosos para mim. Estou feliz, por que estamos evoluindo dia a dia”, conta ele, que tem como navegador o alemão Timo Gottschalk.
Mais brasileiros – A vitória na especial de hoje foi do francês Sébastien Loeb, com um Prodrive Hunter T1+, que registrou a marca de 4h11min34 para os 425km de trechos cronometrados. Os Hunters venceram duas das quatro especiais disputadas pela categoria principal, a Carros, até o momento. O Brasil segue tendo boas notícias. Ontem (3), com a punição à dupla polonesa Marek Goczal/Maciej Marton, o brasileiro Cristiano Batista, que tem como navegador o espanhol Fausto Mota, garantiu a vitória na categoria UTV de produção. No mesmo dia, o navegador catarinense Gustavo Gugelmin já havia confirmado o primeiro lugar na categoria Protótipos Leves, ao lado do piloto norte-americano Austin Jones. E hoje, novamente na categoria UTVs de produção, a dupla brasileira Rodrigo Luppi/Maykel Justo terminou no quarto lugar e assumiu a liderança na classificação geral dessa divisão do Dakar.
Como acompanhar na TV – No Brasil, flashes da corrida e reportagens especiais podem ser vistos pela ESPN4, das 22 às 23h, com o locutor Thiago Alves e o comentarista Edgard Mello Filho. A repórter Letícia Datena faz boletins diários e in loco, exibidos nos canais Band e Bandsports. Assinantes do Star+ acompanharão imagens comentadas em inglês e espanhol. Outra opção é baixar o app Red Bull TV e assistir a vários conteúdos especiais. Esta matéria foi fechada às 14h40 com os resultados disponíveis no site oficial do Rally Dakar.
Confira os resultados e a classificação geral da categoria
4ª Especial, 425km, largada e chegada em Ha’il
- Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Prodrive Hunter T1+) 4h11min34
- Stephane Peterhansel/Édouard Boulanger (Audi RS Q e-tron) +13s
- Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi RS Q e-tron) +1min50
- Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) +2min6
- Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) +7min4
- Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +7min23
- Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +10min45
- Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +13min48
- Giniel De Villiers/Dennis Murphy (Toyota GR DKR Hilux) +18min11
- Romain Dumas/Max Delfino (Toyota GR DKR Hilux T1+) +32min22
Classificação geral após quatro especiais
- Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota GR DKR Hilux) 16h34min13
- Yazeed Al-Rajhi/Dirk Von Zitzewitz (Toyota Hilux Overdrive) +18min18
- Stephane Peterhansel/Édouard Boulanger (Audi RS Q e-tron) +18min52
- Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi RS Q e-tron) +32min55
- Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota GR DKR Hilux) +45min25
- Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota Hilux Overdrive) +45min27
- Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Prodrive Hunter T1+) +48min13
- Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi RS Q e-tron) +50min
- Martin Prokop/Viktor Chytka (Audi RS Q e-tron) +1h14min43
- Erik Van Loon/Sébastien Delaunay (Toyota Hilux Overdrive) +1h15min40
45ª Edição do Rally Dakar
8.549km de percurso total. Especiais somam 4.706km (Data / locais / total do dia / especial)
Prólogo: 31/12 – Sea Camp – 10 km / 10 km
01/01 – Sea Camp –> Sea Camp – 603 km / 368 km
02/01 – Sea Camp –> Al-‘Ula – 590 km / 431 km
03/01 – Al-‘Ula –> Ha’il – 669 km / 447 km
04/01 – Ha’il –> Ha’il – 573 km / 425 km
05/01 – Ha’il –> Ha’il – 646 km / 375 km
06/01 – Ha’il –> Ad Dawadimi – 876.68 km / 466 km
07/01 – Ad Dawadimi –> Ad Dawadimi – 641.47 km / 473 km
08/01 – Ad Dawadimi –> Riyadh – 722.41 km / 407 km
09/01 – Descanso – Riyadh
10/01 – Riyadh –> Haradh – 710 km / 439 km
11/01 – Haradh –> Shaybah – 623 km / 114 km
12/01 – Shaybah –> Empty Quarter – 426 km / 275 km
13/01 – Empty Quarter –> Shaybah – 375 km / 185 km
14/01 – Shaybah –> Al Hofuf – 669 km / 154 km
15/01 – Al Hofuf –> Dammam – 414 km / 136 km
Veículos e Categorias
Carros: 73
Motos: 125
Quadriciclos: 19
Protótipos Leves: 47
UTVs: 46
Caminhões: 56
Clássicos: 89
Total: 455 veículos