O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta segunda-feira (30) com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, que já passou no fim de semana por Argentina e Chile.
O encontro bilateral está previsto para 15h45, no Palácio do Planalto, de acordo com a agenda oficial divulgada pela Presidência da República.
Às 18h, Lula e Scholz se reúnem com delegações empresariais de Brasil e Alemanha; às 18h30, fazem uma declaração à imprensa; e às 19h30, participam de um jantar no Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
“Hoje recebo o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz. Vamos trabalhar para retomar uma relação de amizade e cooperação entre nossos países, para desenvolvimento sustentável, investimentos e geração de empregos”, disse o petista no Twitter.
Lula e Scholz já se reuniram uma vez em novembro de 2021, quando o alemão ainda era ministro das Finanças de Angela Merkel e trabalhava na formação de seu governo após a vitória nas eleições daquele ano.
Já o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, participou da posse de Lula, em 1º de janeiro, e o país europeu desbloqueou 35 milhões de euros para a reativação do Fundo Amazônia, cujos recursos são usados para combater o desmatamento no bioma.
Em seu giro pela América do Sul, Scholz já se reuniu com os presidentes de Argentina, Alberto Fernández, e do Chile, Gabriel Boric.
Os principais temas na pauta de sua viagem são o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul, meio ambiente, direitos humanos, energia e a guerra na Ucrânia.