A Polícia Militar Ambiental (PMA) em Mato Grosso do Sul divulgou na manhã desta terça-feira (14), a informação de que policiais da corporação conseguiram apreender na zona rural do município de Tacuru, cerca de 11 mil litros de agrotóxicos armazenados ilegalmente e de forma irregular.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS, o flagrante aconteceu na tarde de domingo (12), durante uma fiscalização de rotina realizada nas propriedades rurais de Tacuru.
Os policiais faziam a fiscalização quando encontraram em uma fazenda, de propriedade de uma empresa que revende herbicidas e inseticidas, vários galões e caixas contendo agrotóxicos, alguns altamente perigosos.
Os agrotóxicos estavam armazenados em tambores plásticos e em caixas de papelão sobre uma superfície de madeira, diretamente ao solo e cobertos apenas por lonas. Há risco de contaminação do solo e do lençol freático.
Além disso, todas as embalagens não possuíam rótulos indicando o risco de utilização do produto. O local onde estava armazenado o agrotóxico é aberto, de livre acesso a pessoas e animais.
Ao todo foram apreendidos 10.980 mil litros de agrotóxicos.
A empresa, proprietária da fazenda, foi autuada e multada em R$ 120 mil. Ela foi notificada para tomar todas as providências cabíveis para o armazenamento adequado dos produtos e resididos perigosos, incluindo o descarte adequado das embalagens vazias, como determina a legislação vigente.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS