Tendo a arte poética como destaque, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) dará início na quinta-feira, dia 30 de março, às 19h30min, à sua série de Chás e Rodas Acadêmicas de 2023. Nesta abertura das atividades, o convidado será o poeta e acadêmico Rubenio Marcelo, que tecerá considerações sobre o tema: “A Poesia como ofício”, enfatizando relevantes aspectos deste gênero literário e expondo características da sua obra poética, bem como reflexos da poesia na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.
Realizados no auditório da ASL, na rua 14 de julho nº 4653, os Chás Acadêmicos e as Rodas Acadêmicas deste ano terão apresentação sempre nas últimas quintas-feiras dos meses de março a novembro.
O convidado: Rubenio Marcelo, é poeta, ensaísta e compositor, sendo imortal da Cadeira nº 35 da ASL. É autor de vários livros de poesia, destacando-se nas suas obras autorais mais recentes: “Graal das Metáforas”, “Horizontes D’Versos”, “Voo de Polens”, “Veleiros da Essência”, “Palavras em Plenitude” e “Vias do Infinito Ser”, este – já em 2ª edição – livro indicado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) como leitura obrigatória para os Vestibulares 2020/2021/2022 (e para o triênio do PASSE).
Em 2018, Rubenio esteve em Portugal, onde a convite lançou suas obras no Departamento de Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro, ocasião em que também ministrou pauta explorando este tema “A Poesia como ofício”, para alunos e professores daquela Universidade portuguesa.
Foi Conselheiro Estadual de Cultura de MS e é um dos vencedores, com poema autoral, do importante concurso literário “Noite Nacional da Poesia”. Recentemente, esteve na Argentina, onde a convite integrou o Festival Internacional de Poesia de Buenos Aires, juntamente com outros poetas de vários países também convidados.
A ASL – Sediada na Rua 14 de Julho n° 4653, Altos do São Francisco, a Academia Sul-mato-grossense de Letras – a mais tradicional entidade literária estadual – comemorará, no próximo mês de outubro, 52 anos de fundação. O evento Chá Acadêmico cultural da ASL é aberto ao público. Na abertura desta edição, haverá performance de Improviso poético Guaicuru com o artista Ruberval Cunha, que é também poeta, repentista, e membro do Instituto Histórico e Geográfico de MS.