Um macaco-prego (Sapajus apalla) foi resgatado na noite desta quinta-feira (13) em um bairro de Dourados, a 252 km de distância de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O animal era mantido em cativeiro.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar Ambiental (PMA), o resgate aconteceu por volta das 19h15min (horário de MS), próximo a uma casa onde ele era mantido em cativeiro, no Bairro Vila Rosa.
O animal silvestre conseguiu fugir e subiu em uma árvore, chamando a atenção dos moradores, que imediatamente acionaram a PMA/MS.
Os policiais militares ambientais encontraram o macaco usando fraldas e com uma corda amarrada ao corpo. O animal estava preso nos galhos da árvore.
Devido à altura em que o animal se encontrava, os policiais ambientais decidiram solicitar ajuda ao Corpo de Bombeiros, que enviou uma equipe para o local.
O macaco-prego foi capturado com o auxílio de uma escada e uma pinça especial. Após, ele foi colocado em uma caixa de contenção.
Não foi identificada a residência onde ele era mantido em cativeiro.
Os policiais militares ambientais devem encaminhar o macaco, ainda hoje, para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRA) em Campo Grande, onde será examinado por médicos veterinários e biólogos, antes de ser reintroduzido novamente em seu habitat natural.
Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA/MS