Imagens divulgadas pela CNN Brasil, nesta quarta-feira (19), mostram o ministro do GSI, Marco Gonçalves Dias, caminhando tranquilamente pelas dependências do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, em meio aos atos golpistas protagonizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Nas imagens, é possível ver que Dias, que também é general do Exército, anda com parcimônia nas proximidades do gabinete presidencial e depois tenta abrir algumas portas. Após isso, o ministro aparece indicando um caminho ao grupo fascista que depredou o Palácio.
Gonçalves Dias foi convocado para se explicar na Câmara dos Deputados na tarde desta quarta. A ideia era que o ministro explicasse o que fazia no Palácio do Planalto no dia em questão e sua atuação em meio à destruição do patrimônio público.
Contudo, Dias não compareceu para se justificar e enviou um atestado médico ao presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, o deputado Ubiratan Sanderson (PL). Para Sanderson, “as imagens falam por si só”.
Gonçalves será convocado a prestar esclarecimentos na Câmara na próxima quarta-feira.