Se você adora chá em sachê e está em dúvida sobre qual mescla escolher na prateleira, preste atenção. A Tea Shop preparou dicas para saber qual é a melhor escolha. O importante, garantem os especialistas da maior e mais especializada rede de chás do país com mais de 40 lojas, é preservar as propriedades e as características gustativas da bebida, que é a segunda mais consumida no mundo – perde apenas para a água.
Em primeiro lugar, é importante você saber que o sachê é uma ótima ideia. Os saquinhos porosos funcionam como filtros que, em infusão na água aquecida em temperatura ideal, liberam óleos voláteis e aromáticos, vitaminas e outras propriedades das folhas. “A praticidade é a maior vantagem do sachê, pois permite ao apaixonado por chá aproveitar sua mescla preferida em casa, no trabalho, na faculdade, em qualquer lugar que vá”, explica o CEO da Tea Shop e tea sommelier, Michel Bitencourt.
Para escolher o chá em sachê, fique de olho nas seguintes dicas:
- Assegure-se de que as folhas não são trituradas
Ao reduzir as folhas a pedaços pequenos e finos, a trituração provoca alterações oxidativas e a evaporação dos óleos voláteis e aromáticos do chá. Tudo isso traz perdas nas propriedades da bebida. Esta é uma vantagem do formato de pirâmide, com maior espaço interno, em relação ao sachê tradicional.
- Confira se há espaço no sachê para a completa infusão das folhas
A infusão das folhas em água provoca naturalmente a expansão do volume. Para permitir a completa liberação das propriedades, o ideal é que a mescla tenha espaço de sobra para uma combinação perfeita. Mais uma vez o sachê piramidal é o mais indicado.
- Veja se o sachê é biodegradável
Fazer opções sustentáveis é uma questão contemporânea. Além do autocuidado proporcionado por uma xícara de chá, cuidar do planeta é importante. Verifique se o material do sachê se decompõe na natureza, sem deixar resíduos poluentes.