Infiltração no quadril: O que é? Quando fazer? Quais os cuidados?

Recentemente, a assessoria do Palácio do Planalto anunciou que o presidente Luiz Inácio da Silva deve passar por uma cirurgia no quadril no segundo semestre deste ano. Lula tem osteoartrite no quadril, conhecida popularmente como artrose, um desgaste precoce das cartilagens que ocasiona dores.

Foto: Divulgação

Segundo o médico especialista em cirurgia do quadril e membro da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ), Marcelo Queiroz, uma alternativa para alívio da dor é um procedimento chamado Infiltração no quadril, que é uma injeção de alguma substância dentro da junta(articulação) do quadril. Geralmente é feita com auxílio de imagem, devido a articulação do quadril ser profunda e circundada por diversos músculos, tendões e vasos sanguíneos. Ela pode ser feita ambulatorialmente, ou seja, no consultório médico ou no centro cirúrgico, dependendo da orientação médica.

O resultado tem durabilidade variável, dependendo do grau de artrose e de características individuais da doença. “Dentre as diversas substâncias que podem ser injetadas, a mais tradicional é o corticóide. As infiltrações antigas de corticóide foram condenadas, com toda razão, por serem realizadas com muita frequência e em doses altas, o que era maléfico para a cartilagem. Atualmente usa-se o medicamento em formulações mais modernas, doses pequenas e com pouca frequência. Outro medicamento que pode ser utilizado é o ácido hialurônico, que é uma substância que naturalmente já existe na junta do quadril, mas é degradada no processo de artrose. O objetivo do uso seria o de melhorar a lubrificação e o amortecimento da articulação e diminuir o processo inflamatório.” afirma Queiroz.

As infiltrações são indicadas nos casos de artrose leves a moderadas, que não respondem ao tratamento fisioterápico e medicamentoso. Os casos de artrose mais graves geralmente tem resposta ruim ao procedimento, além de potencialmente poder prejudicar a cirurgia de prótese de quadril. Pesquisas demonstram que próteses realizadas até três meses após uma infiltração têm risco maior de desenvolver uma infecção, complicação grave nesse tipo de procedimento.

Segundo o especialista, a prótese de quadril é o procedimento adequado nas artroses mais graves, desde que o paciente esteja apto clinicamente. O médico reforça a importância do paciente consultar um ortopedista, preferencialmente um especialista de quadril e membro da SBQ, para ser avaliado e verificar qual a conduta mais adequada para o seu caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo