Campo Grande (MS) – A reforma de parte do teto da Casa do Artesão de Campo Grande, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul foi concluída no início dessa semana, segundo a coordenadora do local, Eliane Torres. O espaço cultural continua recebendo os visitantes pela porta lateral do prédio, localizada na avenida Afonso Pena e centro de Campo Grande até que o Corpo de Bombeiros faça nova vistoria e libere novamente a abertura. “A porta principal ainda está parcialmente interditada pelo Corpo de Bombeiros, mas já estamos aguardando a vistoria que deverá ser feita brevemente. Os procedimentos emergenciais foram cumpridos e o pior já passou. Agora a loja já está em condições de receber os seus clientes”, explicou Eliane que lembrou ainda que os meses de dezembro a fevereiro são de maior movimento na Casa com um grande fluxo de turistas”. Chegamos a receber de até mil pessoas por dia nesse período”.
O telhado, próximo à entrada principal da Casa do Artesão foi danificado com a chuva frequente desde o início do mês de dezembro. Galhos de uma árvore que fica na esquina das Avenidas Calógeras e Afonso Pena caíram sobre o telhado provocando pequenos estragos. Logo após a interdição da entrada, a Energisa realizou uma poda radical na árvore, abaixo da fiação do poste para não oferecer riscos aos visitantes. Posteriormente a SEMADUR irá retirar a árvore do local. Parte do madeiramento e do forro, que haviam sido danificados, foi substituído e também foi enviado um ofício para a Agesul, órgão responsável por outras iniciativas que deverão ser tomadas para a adequação do prédio.
O prédio onde hoje funciona a Casa do Artesão é de 1918 e a última reforma realizada no local foi em 2002. Hoje a Casa do Artesão conta com 8 mil peças catalogadas à venda. Um projeto apresentado em 2012 ao Ministério da Cultura para a recuperação do espaço deve ser readequado e liberado ainda esse ano.