Monster 30º Anniversario: Ducati celebra a motocicleta símbolo do mundo naked

Borgo Panigale (Bolonha, Itália)  Ducati celebra 30 anos da Monster com um modelo de uma série numerada limitada a 500 unidades. A versão Monster 30° Anniversario é a homenagem da fabricante de Bolonha a uma motocicleta que revolucionou o mundo das duas rodas e que desde 1993 conquistou a paixão de mais de 350.000 Monsteristi em todo o mundo.

Fotos: Divulgação

A Monster sempre foi isso: motor esportivo, perfeito para uso em estrada, chassi derivado da Superbike, guidão largo e sem carenagem. Uma ideia tão simples quanto eficaz, que permitiu criar a moto que reinventou o segmento naked e que ao longo dos anos evoluiu várias vezes mantendo-se sempre fiel à ideia original.

Esta versão especial também mantém as características icônicas dos modelos Monster: estilo inconfundível e máxima diversão na estrada. Sua verdadeira natureza emerge à primeira vista, graças à pintura Tricolor do 30º Aniversário inspirada nas Monsters mais esportivas do passado. Esta pintura celebra o Made in Italy, do qual a Ducati é embaixadora, e é embelezada pela cor dourada dos aros, feitas especialmente para este modelo, e da forqueta Öhlins NIX30. Outros elementos distintivos deste modelo são um assento embelezado com um logotipo bordado de 30 anos e a animação dedicada do painel que começa quando a ignição é ligada. Por fim, cada motocicleta é tornada única por uma placa na braçadeira superior com o nome do modelo e número da cópia, certificado de autenticidade e capa dedicada para a motocicleta.

Monster 30° Anniversario é equipada com componentes que, além de melhorar sua aparência, também melhoram suas qualidades dinâmicas e permitem chegar a um peso total de 184 kg, ou seja, 4 kg a menos que o modelo padrão, já referência no mercado categoria de leveza. Esse marco é ainda mais importante se considerarmos que componentes e, portanto, peso, como o amortecedor de direção e o para-brisa foram adicionados em relação ao modelo padrão.

Fotos: Divulgação

A Monster, uma reinterpretação moderna da receita original, é uma motocicleta leve, fácil de manusear e rápida. É movida pelo motor Testastretta 11°, um bicilíndrico de 4 válvulas refrigerado a líquido com distribuição desmodrômica e 111 cavalos de potência. Um motor extremamente confiável e pouco exigente do ponto de vista da manutenção, graças aos intervalos principais distribuídos ao longo do tempo (15.000 km para mudanças de óleo e 30.000 km para verificações da folga das válvulas). Possui curva de entrega de potência total em todas as rotações, principalmente nas médias-baixas, as mais utilizadas na estrada. Isso significa um motor mais responsivo, o que se traduz em maior prazer de pilotagem.

Extremamente funcional e eficaz, o chassis da nova Monster transfere os princípios inspiradores das Ducati Superbikes para uma moto de estrada. O motor é de suporte de carga e um Front Frame é conectado a ele que lembra conceitualmente o da Panigale V4.

A suspensão Öhlins totalmente ajustável possui um garfo 0,6 kg mais leve que o usado na Monster e na Monster + e melhora a sensação, além de aumentar a distância ao solo e, consequentemente, o ângulo de inclinação. A configuração da suspensão é esportiva, e isso permite que a Monster 30° Anniversario proporcione muita diversão ao andar em estradas mistas, mas também entre os freios de um circuito. O equipamento Öhlins é completado com um amortecedor de direção ajustável que aumenta a precisão e precisão no ritmo mais alto.

Fotos: Divulgação

O sistema de freios possui pinças dianteiras Brembo Stylema® (-0,4 kg que as da Monster), discos de freio dianteiros de 320 mm (0,5 kg mais leves que o padrão da Monster) e faz com que a Monster 30° Anniversario tenha um melhor desempenho na frenagem e mais ágil graças a uma redução da inércia na extremidade dianteira. O carater ágil da moto é aprimorado ainda mais graças aos novos aros forjados, que reduzem o peso não suspenso em 1,86 kg, diminuindo o momento de inércia da roda dianteira em 21,8% e da traseira em 26,9%.

A eletrônica da Monster está no topo do segmento. O equipamento padrão inclui ABS Cornering, Ducati Traction Control e Ducati Wheelie Control, todos os quais podem ser ajustados para diferentes níveis de intervenção. O carater esportivo da novoa Monster 30° Anniversario também é destacado pelo Launch Control, que garante partidas extremamente rápidas. Este equipamento inclui ainda a adoção de uma bateria de lítio que contribui para a redução do peso total da moto, permite à Monster 30° Anniversario exprimir a sua performance em segurança.

Os três modos de pilotagem – Sport, Road e Wet – permitem que a característica da Monster seja moldada de acordo com os gostos e necessidades do piloto. Tudo é facilmente gerido através dos comandos do piloto e do painel TFT colorido de 4,3″, com gráficos de corrida que lembram os da Panigale V4, com um grande conta-rotações e um conjunto completo de informações à esquerda, incluindo a mudança engatada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo