Entidade literária internacional ganha sede em MS nesta segunda-feira

Delasnieve Daspet, importante autora e ativista cultural do Estado, será a responsável pela primeira filial do PEN Clube fora do Rio de Janeiro

Segunda-feira, dia 6, é comemorado o Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense. Para celebrar a data, será realizada uma palestra com o renomado escritor Ricardo Cravo Albin, presidente da entidade literária internacional PEN Clube do Brasil, em evento que vai marcar a instalação da filial do PEN Clube em Mato Grosso do Sul, a primeira fora do Rio de Janeiro, onde fica a sede brasileira. O evento será realizado no anfiteatro da OAB-MS, a partir das 19h30. A filial do Estado será coordenada pela escritora, poetisa e ativista cultural e da paz Delasnieve Daspet, que tomou posse em junho como sócia-titular do PEN, órgão que congrega os maiores escritores do mundo.

Delasnieve Daspet com alguns de seus livros – Crédito: Raquel de Souza

Em nenhum momento da minha vida imaginei que estaria dirigindo uma filial de uma entidade desse porte, internacional, com mais de 100 anos, que se encontra em 102 países, com 144 escritórios, com o 145º sendo instalado aqui em Mato Grosso do Sul. Estou sim emocionada e feliz com o reconhecimento que obtive, não tem tamanho o prazer que sinto de estar organizando a instalação dessa instituição no meu estado, na cidade que escolhi para morar. Trabalharei em MS e nos países vizinhos para a promoção literária e para valorizar os escritores e defender a liberdade de expressão”, comenta Delasnieve.

O PEN (abreviatura de poets, essayists and novelists, poetas, ensaístas e novelistas) é um clube internacional de escritores fundado em 5 de outubro de 1921 pela escritora inglesa Catherine Amy Dawson Scott. A organização visa promover a literatura, defender a liberdade de expressão e estabelecer uma comunidade de escritores. No Brasil, fundado em 1936, pelo escritor Cláudio de Sousa, como uma associação de caráter cultural, não governamental e sem fins lucrativos, o PEN congrega escritores e profissionais da palavra e já teve e tem afiliados consagrados na literatura brasileira, como Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Ubaldo Ribeiro, Paulo Coelho, Carlos Nejar, Antonio Carlos Secchin, Nélida Piñon, entre outros. Desde 1949, o PEN adquiriu o status de consultor na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como representante dos escritores do mundo.

Delasnieve lidera em Mato Grosso do Sul um farto segmento da literatura e da cultura, a partir da Capital, no Estado inteiro e em muitas regiões vizinhas, portanto, ela foi aceita com júbilo dentro do PEN Clube. Foi confirmado pela direção internacional do PEN, que representa os cinco continentes, com 250 mil associados pelo mundo inteiro, que a primeira filial e representação do PEN Clube do Brasil será exatamente para atender melhor esse país diverso e grandioso, em uma capital do centro do País, que é Campo Grande”, comenta Ricardo Cravo Albin, atual presidente do PEN Clube do Brasil.

Delasnieve, inclusive, foi a propositora do anteprojeto do Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense (Leis nº 3.486 e 3.945), que será comemorado na segunda-feira, levado a cabo, na época, pela ex-deputada Dione Hashioka. “Não teria melhor dia para esse evento, vamos homenagear a literatura de Mato Grosso do Sul e celebrar a instalação de uma entidade que prioriza acima de tudo o escritor, que prioriza o seu direito de falar, de se expressar, sua liberdade individual”, resume a escritora.

Delasnieve durante sua posse como sócia-titular do PEN Clube do Brasil – Crédito: Arquivo Pessoal

Reconhecimento internacional

Delasnieve Daspet é advogada, poeta, escritora e embaixadora e ativista da paz. Presidente e fundadora da Associação Internacional de Poetas e da Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (Aflams), membro da Academia Pan-Americana de Letras e Artes (RJ), da União Brasileira de Escritores (UBE-SP) e do PEN Clube do Brasil, entre muitas outras associações nacionais e internacionais. É representante no Brasil do Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix e do International Forum for the Literature and Culture of Peace (Iflac, Fórum Internacional para a Literatura e Cultura de Paz).

Após coordenar a 8ª edição do Congresso Internacional de Literatura para a Paz do Iflac, que foi realizada no Brasil pela primeira vez, em São Paulo, no Memorial da América Latina, no mês de setembro, Delasnieve foi convidada pela presidente da entidade, Ada Aharoni, e pelo conselho diretor para assumir a vice-presidência do fórum internacional. “Atuo há mais de 30 anos em várias entidades na promoção da paz e da cultura da paz. Penso que pesou para essa nomeação esse trabalho e, também, a coordenação-geral do 8º Congresso Internacional de Literatura para a Paz, que foi um incontestável sucesso. Me sinto honrada pelo reconhecimento e quero continuar atuando junto a escritores, mas também com toda a população, em escolas, universidades e instituições diversas, na promoção de iniciativas para a paz”, resume Delasnieve.

Serviço: O evento em comemoração ao Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense e de instalação da sede do PEN Clube em Mato Grosso do Sul será realizado na segunda-feira, dia 6 de novembro, a partir das 19h30, no anfiteatro da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul (OAB-MS), na Av. Mato Grosso, nº 4.700. Na ocasião, haverá palestra com Ricardo Cravo Albin, presidente do PEN Clube do Brasil. Apoio: Academia Feminina de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul (Aflams) e Life Editora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo