Não deu. A jovem equipe do Pinheiros bem que lutou, fez uma partida equilibrada, mas teve que se render ao poderio do time do São Paulo. Em partida disputada nesta sexta-feira (17), no Poliesportivo Henrique Villaboim, o Azul e Preto foi superado pela equipe do Morumbi por 81 a 75 (39 a 41 no primeiro tempo), em partida válida pelo primeiro turno da fase de classificação da Liga Nacional NBB´Caixa.
Para o técnico David Pelosini, orgulho de dirigir verdadeiros guerreiros. “Jogamos contra uma tremenda equipe, com jogadores altos. Time foi lutador do primeiro ao último segundo de jogo. Hoje mostrou umas limitações que o São Paulo soube aproveitar bem, com dois pivôs fazendo um 19 (Faverani) e outro com 15 pontos (Siwert). Sabemos dessas dificuldades e vamos buscar meios para que isso não posso acontecer na sequência do campeonato”.
Para o ala/armador Adyel Borges, luta não fatou. “Foi um jogo duro, muito difícil. O time deles tem muita qualidade e acabamos pecando em alguns aspectos que tínhamos combinado de fazer e não conseguimos. Campeonato vai ser assim. Temos que continuar lutando porque esse time vai seguir evoluindo para subir na tabela”.
Jimmy Dreher foi novamente o cestinha do Pinheiros, com 17 pontos, seguido por Adyel Borges (15 pontos, cinco rebotes e uma assistência) e Tiago Faria (13 pontos, dois rebotes e duas assistências), com o capitão Felipe Ruivo marcando 12 pontos, um rebote e uma assistência.
Foi a quarta derrota do Pinheiros no campeonato, depois de uma ótima vitória no começo da semana em Franca. No início da próxima semana, a equipe viaja para o Nordeste, onde jogará contra o Fortaleza e a Unifacisa, na terça-feira (21) e quinta-feira (23), respectivamente.
O JOGO
Primeiro período – Começando a partida com o quinteto base que treinou no dia anterior, formado por Ruivo, Adyel, Jimmy, Aguerre e Paulinho Scheuer, o Pinheiros não teve um bom começo. Chegou a ficar seis pontos atrás (2 a 8), obrigando o técnico David Pelosini a pedir tempo. Recuperou, empatou em 8 a 8, mas voltou a falhar defensivamente, deixando o São Paulo a abrir novamente seis pontos (10 a 16). Voltando a funcionar a defesa, o Azul e Preto voltou a ficar na frente em 20 a 19, com uma bandeja de Adyel, no último segundo do período.
Segundo período – As emoções estavam por vir. Novamente mantendo uma defesa aguerrida, sem dar chance ao ótimo ataque do São Paulo, o Pinheiros dominou o segundo período. Esteve sempre na frente e encerrou o período com uma parcial de 21 a 18, aumentando a diferença para quatro pontos no fim da primeira metade do jogo: 41 a 37.
Terceiro período – No começo do terceiro período, o São Paulo teve o domínio e passou à frente em 45 a 46, deixando o torcedor pinheirense preocupado. Novamente acertando na defesa, o Pinheiros voltou a equilibrar o jogo, empatando em 48 a 48. Mas o time do Morumbi terminou o período com uma parcial de 21 a 16.
Quarto período – Com um time mais alto e experiente, o São Paulo aproveitou bem a diferença de estatura para jogar com os pivôs, especialmente Vitor Faverani. E soube chegar a vitória no quarto período, após abrir oito pontos (72 a 64), faltando três minutos. Com garra, o jovem time comandado pelo técnico David Pelosini ainda buscou a reação, chegando a ficar apenas dois pontos atrás (70 a 72, após arremesso de três pontos de Jimmy. Mas o São Paulo soube continua ganhando no físico, especialmente com o ex-NBB, Vitor Faverani, melhor jogador em quadra. Final do período, 22 a 18 para o SP, fechando a partida por seis pontos: 81 a 75.
Resultados
Cerrado Basquete 62×69 EC Pinheiros
BRB/Brasília 94×76 EC Pinheiros
EC Pinheiros 68×72 Paulistano
Bauru Basquete 74×70 EC Pinheiros
Franca Basquete 85×88 EC Pinheiros
EC Pinheiros 75×81 São Paulo FC
Próximos jogos
21/11, 19h30 – Fortaleza x EC Pinheiros
23/11, 19h30 – UFC x EC Pinheiros