O programa brasileiro de concessão de rodovias completa 20 anos e a ABCR – Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, entidade que representa as empresas do Grupo CCR, entre elas a CCR MSVia, comemora o sucesso do modelo que vem modernizando as estradas do País desde junho de 1995, data da assinatura do primeiro contrato para administração da Ponte Rio-Niterói, cuja concessão será renovada por mais 30 anos, numa prova irrefutável do êxito do modelo.
“As concessões de rodovias trouxeram grandes benefícios para a infraestrutura de transportes e já se consolidaram como modelo de eficiência comprovada. Os investimentos já passam dos R$ 43 bilhões até agora e estimamos cerca de R$ 55 bilhões nos próximos cinco anos”, afirma Ricardo Pinto Pinheiro, presidente da ABCR.
Para comemorar os 20 anos e marcar uma nova fase da entidade, a ABCR apresentou à Mídia sua nova logomarca valendo-se de elementos gráficos que simbolizam o trabalho da entidade com governos, concessionárias e opinião pública na defesa dos interesses dos associados, da sociedade, da infraestrutura de qualidade e trabalhando pelo crescimento do setor.
O novo logotipo da ABCR marca ainda uma importante renovação da entidade, com um novo plano estratégico, elaborado a partir de análise das tendências do setor de transporte rodoviário para os próximos anos e que foi feito pela consultoria Mckinsey.
Vale destacar que, desde a sua criação, as concessões de rodovias passaram por processos de amadurecimento e adequação às necessidades atuais e o sucesso é fruto da transparência do processo e dos contratos assinados entre os poderes concedentes (união, estados ou municípios) e as empresas concessionárias.
“Acredito que temos muito a comemorar porque a sociedade já tem a certeza de que o programa de concessão de rodovias é uma alternativa eficiente para investimentos em infraestrutura de transporte. Uma das grandes provas disso foi a renovação da concessão da Ponte Rio-Niterói. Conduzido de forma transparente, com audiências públicas, reunião participativa, leilão com propostas competitivas e presença de importantes empresas do setor, o processo de renovação foi bem sucedido”, completa o presidente.
De acordo com a ABCR, foram injetados R$ 6,9 bilhões no setor em 2014 e a previsão é de investimentos na ordem de R$ 55 bilhões nos próximos cinco anos. “Há, no entanto, muito por fazer ainda. Como todos sabem, nossa infraestrutura é carente de investimentos massivos e precisamos ampliar as concessões, porque este é um modelo de resultados comprovados. As 20 melhores rodovias do País são todas concedidas, de acordo com a última Pesquisa da CNT”, avalia Ricardo.